Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/10/2002 - 16h52

Câmara dos Deputados dos EUA dá aval para Bush atacar o Iraque

da Folha Online

A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou hoje uma medida que assegura ao presidente George W. Bush poderes para atacar o Iraque. A medida deve ser aprovada também pelo Senado ainda hoje ou amanhã.

A resolução foi aprovada por 296 votos a 133. A Câmara tem maioria republicana. Com a resolução, Bush tem o aval para atacar o Iraque e tentar derrubar o presidente Saddam Hussein, acusado de manter armas de destruição em massa que ameaçariam os EUA e seus aliados.

De acordo com a resolução, Bush deve primeiro tentar desarmar o Iraque por intermédio da Organização das Nações Unidas (ONU) antes de apelar à guerra.

Mais cedo, o Senado havia aprovado por 75 votos a 25 a liberação para uma votação final sobre a resolução de poderes de guerra negociada pela Casa Branca e os líderes do Congresso, em uma mostra de força do chamado do presidente George W. Bush para usar a ameaça de um ataque norte-americano para desarmar e possivelmente derrubar o presidente iraquiano, Saddam Hussein.

A votação ocorreu depois que o líder da maioria no Senado, Tom Daschle, democrata de Dakota do Sul, disse que aprovaria a decisão de Bush sobre o Iraque, após manifestar reservas sobre a questão.

O Senado também derrubou por 66 votos a 31 uma emenda proposta pelo democrata Robert Byrd, da Virgina, que limitaria os poderes de guerra para dois anos, que fazia parte de uma série de medidas propostas pelos democratas para reduzir o alcance da resolução.

Com agências internacionais

Leia mais no especial Iraque
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página