Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/10/2002 - 19h08

Satélites importantes dos EUA podem ser alvos de hackers

da Folha Online

Satélites comerciais usados pelo Exército, pelo serviço secreto e pela Autoridade Federal de Aviação dos EUA poderiam ser desativados ou "sequestrados" por hackers, alertou um relatório do governo, segundo a revista norte-americana "NewScientist".

O relatório -produzido pelo "US General Accounting Office", um corpo governamental investigativo- estabelece que os canais de comando usados para controlar satélites comerciais não têm proteção suficiente contra uso indevido. Segundo o Departamento de Defesa norte-americano, 45% de todas as comunicações entre os EUA e o golfo Pérsico durante a guerra do Golfo de 1991 foram conduzidas por sistemas de satélites comerciais.

Os satélites em questão são normalmente utilizados para comunicações sem grande relevância, e também para rastreamento e telemetria (técnica de execução de medidas no espaço e envio de informações).

Provedores comerciais de satélites geralmente não usam as técnicas mais severas, usadas em satélites de segurança nacional para proteção contra desvio deliberado e exploração indevida" diz o relatório. "Se comandos falsos forem inseridos em um receptor de comando de satélite podem fazer com que um equipamento espacial se destrua".

O estudo diz que parte dos comandos enviados para satélites comerciais não são codificados e que a criptografia usada pode ser mais fraca do que a usada pelo Exército. Outras medidas de segurança, tais como senhas para usuários, também são impostas de modo menos severo, de acordo com o relatório.



 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página