Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/10/2002 - 14h54

Furacão Lili causa estragos em Louisiana; 500 mil abandonam casas

da Folha Online

Menos poderoso, mas ainda perigoso, o furacão Lili chegou hoje às cidades costeiras do Estado da Louisiana levando fortes ventos e chuva. Na região, cerca de 500 mil pessoas tiveram de deixar suas casas.

Embora as chuvas e os ventos já terem atingido o Estado da Louisiana, a tempestade ainda está a cerca de 160 quilômetros da costa, no golfo do México. Prevê-se que as chuvas intensas atinjam uma área que se estende até 40 quilômetros para o interior.

"O Lili está mais fraco, mas ainda é perigoso", firmou em um comunicado o Centro Nacional de Furacões dos EUA, em Miami (Costa Leste do país).

Meteorologistas disseram que o Lili ameaçava atingir diretamente a cidade de New Iberia (240 quilômetros a oeste de Nova Orleans).

Um alerta de furacão foi divulgado na área de High Island, Texas, no delta do rio Mississippi. Tornados isolados devem atingir o sul da Louisiana e o sul do Estado do Mississippi.

O Centro de Furacões mandou que se concluíssem os preparativos para a chegada do Lili, classificado como uma tempestade Classe 3, na escala Saffir-Simpson, cujo ponto máximo é 5. Antes, o furacão havia sido classificado como de Classe 4.

Em toda a região, proprietários de imóveis protegeram suas janelas com placas de madeira. As estradas estavam congestionadas de carros.

Na semana passada, a tempestade tropical Isidore atingiu a Louisiana, provocando danos calculados em US$ 100 milhões. Um furacão semelhante ao Lili, o Audrey, matou mais de 400 pessoas ao inundar o sudoeste do Estado em 1957.

Com agências internacionais

  • Homem dispara diversos tiros em frente à sede da ONU


  • Crianças furtam cerca de US$ 500 em briquedos de loja na Itália


  • Israel faz treinamento para expulsar Arafat para outro país, diz jornal



  • Leia mais no especial Furacões e Tufões
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade