Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/09/2002 - 17h03

Papa volta ao Vaticano após quase três meses no campo

da France Presse, em Cidade do Vaticano

O Papa João Paulo 2º regressou hoje à tarde ao Vaticano após uma estada de quase três meses em sua residência de verão de Castelgandolfo, em pleno campo, 30 km ao sul da capital.

Ele apareceu em ótima forma ao recuperar parte da fala, e renunciou a voltar a Roma às quartas-feiras para a audiência geral.

Seguindo os conselhos de seus médicos, o papa de 82 anos, que sofre do mal de Parkinson, passou longos períodos de descanso nos jardins da residência de verão, de onde saía para ler todas as tardes.

A boa aparência do Papa suscitou numerosos comentários na imprensa, que diz que ele se submeteu a um tratamento especial com pílulas feitas com papaias selecionadas na Ásia com virtudes imunoestimulantes e antioxidantes.

"Regresso à minha atividade pastoral no Vaticano, reanimado por estes meses de descanso em Castelgandolfo onde pude desfrutar do clima saudável destas colinas", disse ao prefeito da localidade ao se despedir.

O sumo pontífice interrompeu sua estada em Castelgandolfo duas vezes para viajar a Canadá, Guatemala e México, de 23 de julho a 2 de agosto, e para em seguida ir à Polônia, seu país de origem, de 16 a 19 de agosto.

Leia mais no especial João Paulo 2º
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade