Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/09/2002 - 16h48

Presidente croata vai depor contra Milosevic em Haia

da France Presse, em Haia (Holanda)

O presidente da Croácia, Stipe Mesic, se apresentará amanhã em Haia como testemunha de acusação do julgamento contra o ex-presidente iugoslavo Slobodan Milosevic, informaram hoje fontes judiciais.

Mesic é o primeiro chefe de Estado que vai comparecer ao julgamento de Milosevic, que começou no dia 12 de fevereiro em Haia, no Tribunal Penal Internacional (TPI) para a antiga Iugoslávia.

Depois da extradição de Milosevic para Haia, em junho de 2001, Mesic se declarou disposto a testemunhar contra o ex-presidente iugoslavo.

"Ele é o principal responsável de todas as guerras que aconteceram na região", declarou na ocasião, referindo-se a Milosevic, que foi acusado em setembro de 2001 pela justiça internacional de crimes durante a guerra na Croácia (1991-1995).

Milosevic também é acusado de crimes contra a humanidade e crimes de guerra por sua responsabilidade nas guerras de Kosovo e Bósnia, e de genocídio por seu papel na guerra da Bósnia.

Mesic foi o último presidente da antiga Iugoslávia, entre maio e dezembro de 1991.

A presença de Mesic no julgamento acontece em um momento de tensão nas relações entre o TPI e Zagreb. As autoridades croatas se negam a prender e transferir para Haia o general Janko Bobetko, ex-chefe do Estado Maior do exército croata, acusado por sua responsabilidade no massacre de uma centena de sérvios em setembro de 1993 em Medak, ao sul de Zagreb.

Leia mais no especial sobre Slobodan Milosevic
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade