Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/11/2002 - 13h58

Pirataria de MP3 vencerá indústria da música, diz Microsoft

da Folha Online

Um estudo realizado por membros do centro de pesquisas da Microsoft sugere que a indústria da música desista da luta contra os serviços de troca de arquivos pela internet, usados para compartilhar músicas no formato MP3, vídeos e software.

De acordo com o estudo, os esforços da indústria para barrar esses sites são uma perda de tempo.

Quatro pesquisadores da Microsoft divulgaram um documento afirmando que a forte disseminação dos sistemas de troca de arquivos pela internet, somada à crescente organização desses sites eventualmente impossibilitará seu combate.

Segundo a BBC, o relatório da pesquisa disse que o aumento da popularidade de gravadores de CD e DVD irá dificultar qualquer empenho para controlar o que os usuários desses serviços fazem com as canções que compram, por exemplo.

Os pesquisadores afirmaram que o desenvolvimento da banda larga e a facilidade para se armazenar dados --atualmente existem serviços que disponibilizam o que vem se chamando de HD virtual gratuitamente-- também servem de incentivo para que mais pessoas adotem esses serviços.

E dizem mais: os sistemas de mensagens instantâneas também farão com que a indústria da música perca o controle desses serviços.

Quanto à tentativa de impedir a cópia de CDs, o estudo diz que essas tecnologias têm trazido uma série de vulnerabilidades, resultando no corrompimento de todas elas.

A pesquisa foi apresentada em um workshop sobre o gerenciamento de direitos digitais na conferência anual da US Association for Computing Machinery --uma associação norte-americana de computação.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página