Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/10/2002 - 15h37

Cientistas comprovam o alto grau de dificuldade do game Tetris

da Folha Online

Quem nunca ouviu falar no Tetris? Um dos motivos para tamanha popularidade do game talvez seja o seu grau de dificuldade, que acaba fazendo dele um vício entre os jogadores. O objetivo do jogo parece simples: mover e rotacionar figuras geométricas de forma a encaixarem-se formando linhas completas no "chão" da tela.

Mas cientistas descobriram que a brincadeira não é assim tão simples. Os pesquisadores mostraram matematicamente que o problema proposto pelo Tetris é muito difícil de se resolver, ainda que você saiba qual é o formato da próxima peça que será lançada.

Erik D. Demaine e seus colegas do MIT (Massachusetts Institute of Technology) notaram que mesmo que seja relativamente fácil verificar se a "solução para o problema" é válida, não há uma maneira de otimizar os objetivos do jogo. Ou seja, o game não tem uma solução definida, o que caracteriza um problema NP-completo.

Um problema NP-completo é um problema para o qual não se conhece um algoritmo (ou uma solução) eficiente. Melhor dizendo, um problema para o qual até hoje não se encontrou esse algorítmo e supõe-se que ele não exista.

O jogador tem que remover o maior número de linhas possível, encaixar um grande número de peças para não perder o jogo, conseguir o máximo de "tetris" (remoção de quatro linhas de uma só vez) possível e manter a altura das colunas o mais baixo que puder durante todo o jogo, tudo isso sem uma fórmula pré-estabelecida.

Durante os jogos simulados pelo grupo, o jogador sabia qual era o formato da próxima peça que receberia --algo que não acontece em condições normais de jogo, em que as peças são lançadas aleatoriamente sem que o jogador as veja antes-- e ainda assim não encontrou a solução para o game.

"Enquanto você joga Tetris, está realmente tentando resolver um problema dos mais difíceis", diz Demaine. Os cientistas comparam o "problema" proposto pelo game a qualquer outro para o qual ainda não se tenha encontrado um algoritmo eficiente.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página