Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/10/2002 - 14h08

Interpol finalmente ingressa na era digital

da Folha Online

A Interpol, rede de polícia internacional, finalmente ingressou na era digital, aposentando as barulhentas máquinas de telex e o correio comum --e lento-- para a busca de informações e investigações de crimes.

A adoção da tecnologia, por incrível que pareça, ainda levará cerca de um ano. De acordo com a versão on-line do jornal americano USA Today, a Interpol espera conseguir interligar os 181 países cujas polícias estão sob sua coordenação. Com isso, os países-membros terão acesso on-line a impreeões digitais, fotos e até características de DNA de criminosos.

"Na maioria dos países, crianças de 12 anos são capazes de trocar dados mais rapidamente do que a comunidade da polícia internacional", disse Stanley Morris, um dos membros responsáveis por "digitalizar" a Interpol.

O projeto de cerca de US$ 9,8 milhões, aprovado esta semana durante o encontro anual da Interpol, está sendo testado desde fevereiro em 40 países, segundo Morris.

Parece piada, mas Morris contou que o alerta sobre um procurado perigoso pode levar até cinco meses para chegar atpe todos os membros da Interpol. Sob o novo sistema, disse, uma mensagem urgente circulará em apenas um dia, facilitando à organização atingir seu objetivo: ajudar a polícia mundial a compartilhar informações.



com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página