Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/10/2002 - 12h06

Palmtop para cegos usa recursos do Pocket PC e teclado em Braille

da Folha Online

A Freedom Scientific lançou o PAC Mate, um palmtop desenvolvido especialmente para as pessoas cegas ou com a visão parcialmente comprometida. Leve e com um design futurista, o dispositivo traz as funcionalidades do Pocket PC, da Microsoft, além de oferecer recursos que permitem a seus usuários ouvir os documentos, imagens e conteúdo de internet.

Para isso, o lançamento utiliza a tecnologia do Pocket PC combinada ao leitor de tela JAWS, que converte objetos e textos em som. Assim, o deficiente visual pode ouvir seus documentos.

Além de interoperar com a maioria dos hardware para palmtops, o PAC Mate suporta uma série de aplicativos de software disponíveis no mercado, segundo a Freedom Scientific.

No lugar da tela sensível a toque utilizada pelos Pocket PCs no mercado, a interface do PAC Mate envolve um teclado em Braille, com teclas semelhantes às de um teclado comum e um cursor com o qual o usuário pode selecionar os objetos de um lado para outro ou de cima para baixo.

O PAC Mate ainda conta com portas seriais, USB e infra-vermelha que suportam uma ampla linha de equipamentos periféricos.

"Muitos aplicativos disponíveis comercialmente para o Pocket PC podem ser utilizados pelos usuários do PAC Mate", assegura Glen Gordon, diretor de tecnologia da Freedom Scientific. "Até então, a maioria da tecnologia para deficientes disponível era proprietária, sendo que cada empresa tinha seu próprio software e poucos aplicativos e periféricos interoperavam com ele."

Um dos mais interessantes aplicativos em teste para uso no PAC Mate envolve um sistema GPS capaz de entender e determinar a localização e destino do usuário cego através de comandos de voz. Outro aplicativo interessante é um leitor de código de barras, que ajudará o dono do PAC Mate a consultar preços em lojas e supermercados, por exemplo.

O PAC Mate também pode ser integrado a software para desktop e outros equipamentos rodando o Pocket PC e até Palm Pilots, de acordo com a Freedom Scientific.

Com relação ao tamanho do PAC Mate, suas medidas são 25,4 cm x 15,24 cm. O novo palmtop pesa cerca de 0,9 kg, sendo mais leve e prático de carregar do que um laptop.

O preço do PAC Mate é de cerca de US$ 2.500. Caso o usuário opte pelo modem de 56 K, terá que pagar um valor adicional de aproximadamente US$ 120.

O lançamento acontece esta semana nos Estados Unidos, durante o mês nacional de preocupação com a empregabilidade dos deficientes naquele país (National Disability Employment Awareness Month). Em outubro, os EUA chamam a atenção para o alto desemprego entre os cidadãos norte-americanos portadores de alguma deficiência.

Estatísticas indicam que um em cada cinco americanos tem algum tipo de deficiência e 50% deles estão desempregados naquele país.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página