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15/10/2002 - 18h42

Brasil Telecom quer 1 milhão de assinantes de banda larga até 2004

PATRÍCIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Brasília

A Brasil Telecom pretende atingir 1 milhão de acessos de banda larga instalados até o fim de 2004. A informação é do vice-presidente da empresa, Yon Moreira. Para este ano, a meta é de 200 mil acessos instalados, saltando para 500 mil no final de 2003.

Como parte da estratégia para atingir essa meta, a operadora vai lançar três serviços utilizando banda larga durante a Futurecom, que acontece de 28 a 31 de outubro em Florianópolis (SC).

O Paraná será o primeiro Estado com 100% dos municípios atendidos com acessos em banda larga, o que está previsto para o primeiro trimestre de 2003.

O executivo informou que a empresa, que hoje possui o terceiro maior mercado de banda larga no país e a segunda maior base da América Latina, deverá passar para a segunda colocação em mercado ainda com os resultados do terceiro trimestre deste ano.

O Vetor, dedicado ao segmento corporativo e o Turbo Wireless (internet sem fio) estarão disponíveis já a partir deste mês, enquanto o Turbo Vídeo, que transmitirá sinal de vídeo, será lançado comercialmente em janeiro de 2003.

Redução de custos
Os usuários corporativos de serviços de banda larga poderão reduzir seus custos com transmissão de dados, voz e multimídia e dados expressos (aplicações como sistemas internos de gestão) em até 20%.

A promessa é do serviço Vetor. Segundo Moreira, além da redução de custos, o novo produto vai permitir um aumento entre cinco e dez vezes a largura da banda, ou seja, a velocidade de transmissão.

Voltado para grandes empresas, o serviço oferece aplicações multimídia para redes privadas. A vantagem sobre as soluções atuais, segundo Moreira, é a simplificação da rede, o que permite também a redução de custos operacionais.

Ele explicou que, ao oferecer serviços de voz sobre IP, os custos com a comunicação de voz da empresa também são reduzidos. O cliente poderá definir ainda a prioridade de tráfego na rede (voz, dados, multimídia, entre outros) por filial.

De acordo com a empresa, o novo serviço não necessita de softs para adaptação aos sistemas dos usuários.
 

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