Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/10/2002 - 13h34

Fifa 2003 promete realismo nos dribles e gráficos melhores

da Folha Online

Com chegada prevista para o final do mês, Fifa 2003, da Electronic Arts, promete mais realismo nas jogadas e dribles, além de gráficos aprimorados e uma ferramenta que permitirá aos fãs editar até mesmo os gritos da torcida.

"Por muito tempo, a série de games Fifa foi uma máquina de fazer dinheiro para a EA", disse Matt Bilbey, gerente de produtos da Electronic Arts.

"Talvez seja a hora de retornar o investimento de nossos clientes, que fizeram do jogo o sucesso de vendas que é hoje. Trouxemos pessoas de outras equipes de desenvolvimento --há 112 pessoas envolvidas com a criação do game", contou Bilbey ao site Gamespot.

Fotos Reprodução


A primeira coisa à qual os programadores se dedicaram foi na melhoria das questões físicas envolvendo a bola. Eles desgrudaram a bola dos pés dos jogadores e criaram uma série de diferentes toques para parecer realmente que o jogador está dando pequenos dribles ou toques na bola. Agora os jogadores tem que trabalhar para conseguir manter o domínio da bola.

Embora agora seja mais difícil manter o controle da bola, no Fifa 2003 é simples dar esses pequenos toques na bola. Isso foi, inclusive, uma boa maneira de não espantar os iniciantes.

Cobrança de faltas
A cobrança de faltas são mais autênticas na nova versão do game. O Fifa 2003 traz um ícone que permite ao jogador decidir em que local da bola quer pegar, além de calcular a distância entre o ponto da falta e o gol.

Um alvo flutuante aparece na tela quando se está perto do gol, apresentando um nível um pouco mais elevado de dificuldade quando você está tentando balançar as redes da marca do penalti.



Outra novidade é que o passe de bola foi simplificado, mas ganhou mais realismo também. O jogador é forçado a dar um passinho ao lado para tocar a bola para frente.

Agora você também poderá dar toques rápidos e curtos, ou fazer lançamentos de longa distância. Isso deve acrescentar ao game um elemento estratégico para jogar, já que os diferentes ataques que você poderá criar serão definidos a partir do tipo de lançamento que você fizer.

Defesa
No Fifa 2003, o jogador da defesa poderá tentar roubar a bola de maneira mais competitiva. com um toque no botão, ele pode se postar à frente da bola.

Isso pode fazer com que o adversário perca o controle da bola, além de ser mais justo do que os infiéis "carrinhos" dados no passado para se tentar tomar a bola do adversário.



Campeonatos
Você poderá promover jogos amistosos ou participar de campeonatos --o modo de temporadas inclui 16 diferentes campeonatos de futebol durante cinco anos.

A dificuldade e velocidade podem ser ajustadas. Além dos números dos jogos que já existiam na versão 2002 do game, um mapa indicará como foram os gols, bem como dos locais das faltas e bolas roubadas, entre outras estatísiticas.

Além disso, o Fifa 2003 deu uma maior atenção para os atributos dos mais de 10 mil jogadores incluídos em mais de 350 equipes de futebol. Assim, trarão mais bem detalhadas suas características físicas e estilos de jogo.

Gráficos e sons
A cara dos jogadores parecerão até fotografia no Fifa 2003, principalmente porque a EA aumentou o número de câmeras em campo.



Esses efeitos visuais são bem complementados pelo boa qualidade do som. Os efeitos sonoros dentro de campo, bem como da torcida são virtualmente idênticos aos sons ouvidos na televisão durante a transmissão de jogos.

Personalização
Finalmente, a EA Sports está tentando dar suporte para a comunidade on-line através do lançamento do software Creation Center.

Esse programa será colocado on-line pouco depois do lançamento do Fifa 2003 e permitirá que o jogador edite desde a aparência do jogador até cada jogada da partida.

Todos os arquivos dos jogos poderão ser importados para o Creation Center para alteração, incluindo os hinos das equipes e gritos da torcida. A ferramenta poderá ser muito bem aproveitada por usuários que queiram acrescentar campeonatos nacionais que porventura a Fifa não tenha incluído no game.

O jogo tem previsão de lançamento nos Estados Unidos para o final do mês. No Brasil, resta esperar para ver se a EA vai simplesmente traduzir a narração como fez nos anteriores ou se vai adaptá-la ao estilo brasileiro --o que, cá entre nós, deixaria o jogo bem mais inteligente. Será que o público pentacampeão merece?

Games Veja os últimos lançamentos para PC
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página