Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/10/2002 - 20h04

Livro de Neruda é publicado 50 anos depois de ter sido escrito

da France Presse, em Santiago

Um livro inédito de poemas escrito há 50 anos pelo poeta chileno Pablo Neruda será publicado em novembro numa edição de luxo e de forma simultânea nas cidades de Santiago, Havana, Paris e Buenos Aires.

O livro, "Oda a las flores de Datitla", reproduz uma coleção de poemas que Neruda escreveu sobre folhas secas durante sua estada de um mês em Atlântida, no Uruguai, em 1952.

O resgate da obra é fruto de um trabalho de 10 anos realizado por Ramiro Insunza, afilhado do poeta, e da Corporação Sintesys, que apóia o desenvolvimento das artes e das ciências na América Latina.

Insunza explicou que a origem do livro é um agradecimento formal que Neruda fez ao cineasta uruguaio Alberto Mantras e sua mulher por acolhê-lo junto com Matilde Urrutia em sua casa de veraneio no balneário de Atlântida, que fica a 45 km de Montevidéu.

O texto é um conjunto de versos e objetos recolhidos nos passeios que fez com sua companheira por este lugar. Segundo Insunza, o livro permaneceu "clandestino" porque, até então, o "o amor que reflete também era clandestino".

Estando ainda casado com sua segunda mulher, a pintora argentina Delia del Carril, Neruda começou a viver um intenso romance com a soprano Matilde Urrutia, que conheceu no México, em 1949, onde se exilou quando o Partido Comunista se tornou clandestino no Chile.

O estado civil do poeta obrigou o casal a viver o romance de forma clandestina por algum tempo, até que eles finalmente se casaram no Chile. O casal ficou unido até a morte de Neruda, em 23 de setembro de 1973.

De acordo com Insunza, o principal verso de "Oda a las flores de Datitla" foi tirado do contexto original e incluído no livro "Odas Elementales", mas Neruda "sempre quis que fosse publicado com uma unidade total".

Sobre o nome do livro, ele contou que o poeta trocou de lugar as letras de Atlantida para esconder onde estava com sua amante.

O livro terá uma tiragem de apenas 1.500 exemplares, com um preço de venda que oscilará entre US$ 93 e US$ 134 dólares.

"A idéia é que seja uma obra de grande qualidade, de ótima resolução, porque foi um livro que, por sua natureza, custou muito produzir", disse Insunza.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página