Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/11/2002 - 18h01

Corinthians goleia Atlético-MG e praticamente garante vaga nas semifinais

da Folha Online

Na primeira partida das quartas-de-finais do Campeonato Brasileiro, o Corinthians goleou hoje o Atlético-MG por 6 a 2, no estádio Mineirão, em Belo Horizonte, e manteve a tabu de sempre levar vantagem em fases eliminatórias sobre a equipe mineira. O nome da partida foi o atacante Deivid, que marcou quatro vezes e chegou aos 12 gols na competição.

Em 1990, quando o Corinthians sagrou-se campeão Brasileiro pela primeira vez, o time do Parque São Jorge eliminou o Atlético-MG nas quartas-de-finais. Nove anos depois, na conquista do tricampeonato Nacional, o clube corintiano passou pelo time mineiro na partida final.

Um ano depois, na Taça Libertadores da América, o Corinthians seguiu na competição ao eliminar o Atlético-MG nas quartas-de-finais. Mas depois acabou sendo eliminado nas semifinais pelo Palmeiras, nas cobranças de pênaltis.

A partida de volta será realizada na quarta-feira, às 21h40, no estádio Pacaembu. Para garantir a vaga para as semifinais, o Corinthians poderá perder por até quatro gols.

Precisando vencer para decidir a vaga em São Paulo com mais tranqüilidade, o Atlético-MG partiu para cima do Corinthians. E logo aos 3min o lateral-direito Mancini recebeu um passe de Souza, que livre de marcação, chutou rasteiro para fora, rente à trave do goleiro Doni.

Três minutos depois o Corinthians respondeu. Deivid foi lançado e, dentro da área, driblou o zagueiro uruguaio Gutierrez, chutando em cima do goleiro Eduardo, que defendeu com os pés.

Mas o gol do Corinthians não demorou para sair. Aos 14min, Renato puxou contra-ataque e passou para Deivid. O atacante tocou para Gil que, livre de marcação, tocou na saída de Eduardo.

A situação do Atlético-MG começou a se complicar aos 17min, quando o zagueiro Neguete teve que ser substituído devido a uma lesão, dando lugar para Eraldo.

O time mineiro teve chance de empatar aos 21min. Marques lançou Kim, que sem marcação, frente a frente com Doni, chutou à direita do gol corintiano.

Se o Atlético-MG seguia perdendo as chances para empatar, e o Corinthians aproveitava as suas para marcar. Aos 30min, Deivid, artilheiro do time paulista na temporada, chutou forte de fora da área e colocou a bola no ângulo direito de Eduardo, marcando um belo gol.

Mesmo em desvantagem os donos da casa não se abateram e começaram a reação. Aos 40min, em uma cobrança de falta ensaiada, Mancini arriscou de fora da área, a bola desviou no zagueiro Ânderson e enganou o goleiro Doni, que já estava deitado no chão esperando a bola.

Um minuto depois o Atlético-MG chegou ao empate. Michel recebeu na esquerda e chutou forte, no canto esquerdo de Doni.

No final do primeiro tempo o Corinthians quase voltou a ficar na frente do marcador. Rogério cruzou da direita para Deivid, que mergulhou e cabeceou a bola rente à trave direita de Eduardo.

No intervalo o técnico do Corinthians, Carlos Alberto Parreira, colocou Scheidt no lugar de Ânderson, que saiu do jogo contundido.

Na etapa complementar a equipe do Parque São Jorge voltou disposta a ampliar ainda mais a sua vantagem nas quartas-de-finais para o segundo jogo.

Logo aos 7min Deivid marcou o terceiro gol do Corinthians, o seu segundo na partida. Após um falha do zagueiro Eraldo, o atacante corintiano entrou na área, livre pela direita, e bateu cruzado, no canto direito de Eduardo.

Dois minutos depois a situação do Atlético-MG ficou ainda mais complicada, quando o time comandado por Parreira chegou ao quarto gol. Gil recebeu um passe de calcanhar de Deivid e de pé direito chutou no alto do canto esquerdo do goleiro atleticano.

Aos 29min o Corinthians ampliou ainda mais a vantagem. Depois de mais uma falha da defesa atleticana, Deivid entrou livre na área e chutou no direito.

Quase no final do jogo, aos 41min, Guilherme fez uma bela jogada e deixou Deivid de frente com o goleiro Eduardo, e mais uma vez o atacante colocou a bola à esquerda do goleiro, selando a partida e praticamente classificando o Corinthians às semifinais do Campeonato Brasileiro de 2002.

ATLÉTICO-MG
Eduardo; Gutierrez, Hélcio e Neguete (Eraldo) (Alexandre); Mancini, Cleison, Paulinho, Souza e Michel (Renaldo); Kim e Marques
Técnico: Geninho

CORINTHIANS
Doni; Rogério, Ânderson, Fábio Luciano e Kléber; Vampeta, Fabinho e Renato (Fabrício); Deivid, Guilherme e Gil (Leandro)
Técnico: Carlos Alberto Parreira

Local: estádio do Mineirão, em Belo Horizonte
Público: 78.291 pagantes
Juiz: Heber Roberto Lopes (PR)
Cartões amarelos: Cleison, Mancini, Ânderson e Fabinho
Gols: Gil, aos 14min; Deivid, aos 30min; Mancini, aos 40min e Michel, aos 41min do primeiro tempo; Deivid, aos 7min, Gil, aos 9min e Deivid, aos 29min e aos 41 min do segundo tempo.

Leia mais: Campeonato Brasileiro
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página