Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/10/2002 - 21h15

Brasil vence a Rússia e conquista título inédito no Mundial de vôlei

da Folha Online

Duas décadas depois de desperdiçar sua primeira chance de consagração mundial, a seleção brasileira masculina de vôlei voltou hoje ao mesmo palco, o ginásio Luna Park, em Buenos Aires, na Argentina, para vencer a Rússia por 3 sets a 2, em jogo emocionante, com parciais de 23/25, 27/25, 25/20, 23/25 e 15/13, e levantar o único troféu que ainda faltava na galeria de conquistas do país.

Confira os melhores lances do jogo.

A histórica vitória sobre a equipe russa, que buscava seu sétimo título, na final do Campeonato Mundial redime o Brasil da derrota sofrida na decisão de 1982, quando a equipe que ficou conhecida como geração de prata, com jogadores como Renan, William, Bernard e o atual treinador brasileiro, Bernardinho, então levantador reserva, falhou.

Dez anos após a decepção, outra geração, com Tande e Marcelo Negrão, conquistaria o ouro olímpico em Barcelona-92 e, em seguida, a Liga Mundial-93.

Coadjuvante no fracasso de 82 -e também na perda do ouro olímpico em Los Angeles-84-, Bernardinho teve papel fundamental no triunfo de hoje.

O técnico apostou na renovação da seleção desde que assumiu o time, em 2000, mesclando revelações como André Nascimento, Henrique e Escadinha com a base que já existia, com Nalbert, Giba, Maurício e Gustavo.

O resultado foram sete títulos em nove competições disputadas, incluindo, além do Mundial argentino, a Liga Mundial-2001, contra a Itália.

A vitória de hoje serviu ainda como revanche contra os russos, que venceram a edição deste ano da Liga contra o Brasil em pleno ginásio do Mineirinho, em Belo Horizonte.

Na campanha realizada na Argentina, a equipe brasileira mostrou ampla superioridade em relação aos russos.

O time perdeu apenas um jogo, ainda na primeira fase, para os EUA. Nos mata-matas, eliminou a Itália, tricampeã mundial, nas quartas-de-final, e a atual campeã olímpica, Iugoslávia, nas semifinais.

O título brasileiro é apenas o segundo na história não conquistado por um país europeu. Em quatorze edições do torneio disputadas até então, apenas os EUA haviam quebrado a hegemonia do Velho Continente, em Paris-1986.

Leia mais:

  •  Brasil tem a sua desforra contra a Rússia

  •  Maurício corroa seu "reinado" na seleção brasileira

  •  Conquista é um prêmio para a campanha quase perfeita do Brasil

  •  Título mundial consagra Brasil em definitivo

  •  Derrota na final de 1982 foi estopim do "Boom"

  •  Brasil comemora o sétimo título sob o comando de Bernardinho

  •  Reservas têm papel decisivo no título do Brasil



  • Leia mais: no especial de Vôlei
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página