Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/10/2002 - 20h49

Brasil quebra hegemonia italiana e vai às semifinais no Mundial

da Folha Online

A seleção brasileira masculina de vôlei conseguiu hoje um dos resultados mais expressivos de sua história ao vencer a Itália por 3 a 2, em jogo emocionante, pelas quartas-de-final do Campeonato Mundial de vôlei, que está sendo disputado na Argentina.

As parciais foram de 25/23, 25/23, 23/25, 26/28 e 15/13.

A vitória brasileira acabou com uma hegemonia que já durava mais de 20 anos. Os italianos dominaram as últimas três edições da competição, sendo campeões no Rio de Janeiro-90, Atenas-94 e Tóquio-98.

Com o resultado, o renovado time brasileiro no mínimo iguala o desempenho que teve há quatro anos, quando ficou com a quarta colocação no Japão, após peder para Cuba.

A melhor colocação do Brasil em Mundiais aconteceu em 1982, também na Argentina, quando a equipe de Bernard, William e Xandó ficou com a prata, depois de perder a final para a URSS _Bernardinho, atual técnico do time, era reserva de William.

Por uma vaga na decisão, a seleção vai enfrentar agora a Iugoslávia, atual campeã olímpica, que hoje venceu Portugal por 3 sets a 0.

A outra semifinal será entre Rússia e França.

O jogo
Apesar de o Brasil ter aberto vantagtem de 2 a 0 nos primeiros sets, o jogo foi extremamente equilibrado.

Nenhum dos cinco sets foi decidido com vantagem mais do que dois pontos.

Nos dois primeiros sets, a seleção de Bernardinho contou principalmente com os bons ataques de Henrique, Giba e Nalbert.

Errando bastante, o time brasileiro deu espaço ao adversário nos sets seguintes, principalmente com o atacante Fei.

No tie-break, o equilibrio também predominou, mas a equipe do Brasil teve maior tranquilidade para administrar a pequena vantagem de dois pontos até o final, fechando com um ataque de Andrpe Nascimento.

Leia mais: no especial de Vôlei
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página