Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/10/2002 - 17h25

Brasil volta a jogar bem e vence na abertura da 2ª fase do Mundial

da Folha Online

Depois de se classificar na primeira fase do Mundial da Argentina com pouco brilho, a seleção brasileira masculina de vôlei reencontrou sua melhor forma e venceu a República Tcheca, nesta tarde, em Santa Fé, na abertura da segunda fase da competição.

Em uma hora e 12 minutos de jogo, o Brasil impôs com superioridade 3 sets a 0, com parciais de 25/20, 25/18 e 25/22. Amanhã, a equipe volta à quadra para enfrentar a França, às 14h10.

Reuters

Líbero Sérgio faz recepção observado por Nalbert

Foi a primeira vitória convincente do time do técnico Bernardinho no campeonato, depois de passar sem muito destaque pelos fracos Venezuela e Egito e de perder para os Estados Unidos nos jogos da fase de classificação.

A República Tcheca tinha se classificado com a terceira colocação do Grupo F, após ter vencido apenas a Grécia na primeira fase.

Depois de promover o retorno de Giovane ao time titular, na vitória sobre os egípcios, Bernardinho voltou a sair jogando com Giba numa das pontas. Assim, a equipe voltou a atuar com os titulares da campanha que rendeu a medalha de prata da Liga Mundial, em Belo Horizonte e Recife, em agosto: Maurício, Gustavo, Henrique, André Nascimento, Nalbert e Giba (com Sérgio de líbero).

Além da volta do time titular, o Brasil melhorou seus saques _fundamento apontado por Bernardinho como principal ponto negativo do time na primeira fase. Só no primeiro set, o time marcou cinco pontos em serviços.

No segundo set, o destaque foram os bloqueios _outro fundamento em que o time estava devendo. Gustavo (16 bloqueios no jogo), Nalbert, André Nascimento e até o levantador Maurício marcaram pontos de bloqueios.

O terceiro set foi o mais equilibrado da partida. As equipes trocaram vantagens, sem conseguir marcar pontos em seus próprios saques, até o empate em 9/9. A partir daí, a República Tcheca se aproveitou de alguns erros brasileiros e comandou o placar até novo empate em 20/20.

Com uma boa sequência de pontos, e aces, no saque do central Gustavo, o Brasil abriu vantagem na reta final do set e ratificou sua vitória.

Com mais uma vitória, a seleção fica bem próxima de garantir vaga nas quartas-de-final do Mundial, quando começam os mata-matas. Duas equipes de cada uma das quatro chaves da segunda fase seguem na competição.

Leia mais: no especial de Vôlei
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página