Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/10/2002 - 16h21

Giovane volta ao time titular, Brasil vence e se classifica no Mundial

da Folha Online

A seleção brasileira masculina venceu o Egito nesta tarde, em Córdoba, e assegurou sua classificação para a segunda fase do Mundial de vôlei da Argentina. O Brasil já tem garantido no mínimo o segundo lugar do Grupo E.

Com uma escalação diferente da do time que perdeu ontem para os Estados Unidos, com o capitão Nalbert de volta à equipe e o veterano Giovane como titular pela primeira vez no ano, o Brasil impôs tranquilos 3 sets a 0, com parciais de 25/14, 25/20 e 25/21.

Com o resultado, a seleção do técnico Bernardinho fica aguardando o resultado de EUA x Venezuela, que jogam nesta noite, para conhecer sua posição na chave. Se os norte-americanos confirmarem seu favoritismo, ficam em primeiro lugar e o Brasil leva a segunda vaga.

Veterano da conquista da medalha de ouro na Olimpíada de Barcelona-92, junto com o levantador Maurício, Giovane, 32, voltou à seleção em 2000 _após ter tentado, sem sucesso, conquistar uma vaga olímpica no vôlei de praia ao lado de Tande. Desde então, tem sido reserva no time de Bernardinho, mas hoje ganhou uma oportunidade no lugar de Giba e foi um dos destaques do jogo.

Giovane, o meio-de-rede Henrique e o oposto André Nascimento, foram os maiores pontuadores do Brasil e do jogo, com 12 pontos.

Ao lado de Nalbert, que superou a contusão e retomou o lugar que vinha sendo ocupado por Dante, Giovane deu melhor movimentação ao time brasileiro, que passeou no primeiro set.

No segundo set, a equipe se desconcentrou e passou a errar muito. Os egípcios cresceram na partida e jogaram de igual para igual, graças a ótimos bloqueios. O Brasil só retomou o controle do jogo quando Ricardinho entrou no lugar de Maurício para mexer na armação do time. O levantador foi bem e o Brasil fechou o set em seu saque.

Bernardinho manteve Maurício, recordista de jogos com a camisa da seleção, no banco no terceiro set. Mal nos bloqueios e fraco nos saques, mesmo sem ter perdido o comando do placar, o Brasil voltou a ter um pouco de dificuldade para vencer o fraco Egito.

"Hoje só me diverti. Entrei tranquilo e motivado para fazer o que fiz: jogar bem. Infelizmente, não podermos ter um parâmetro de como foi nosso jogo já que o Egito é um time bastante fraco", ponderou Giovane.

A seleção folga amanhã e depois e só volta a jogar pelo Mundial nesta sexta-feira.

Os grupos da segunda fase serão definidos nesta quinta e a Holanda é o único time já garantido na chave em que o Brasil deve cair; Bulgária e França disputam a terceira vaga e o grupo será completo por um dos quatro melhores terceiros colocados da primeira fase.

Leia mais: no especial de Vôlei
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página