Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/11/2002 - 08h15

Confira uma relação de tratamentos para o corpo

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Bandagem ou body wrap (ma/es)
As áreas do corpo com gordura localizada são enfaixadas com gaze embebida em solução crioterápica, à base de cânfora, o que abaixa a temperatura da região, causando vasoconstrição. O corpo reage gerando vasodilatação. Segundo fisioterapeutas da Onodera, esse contraste de temperatura aumenta a circulação e o metabolismo, fazendo o corpo gastar calorias.

Pedras frias (ma/re)
Indicada para depois de atividade física intensa, usa pequenos pedaços de mármore polido e resfriados no gelo. A pedra é pressionada sobre o corpo, pelo qual desliza, para aliviar dores e tensões musculares. Segundo Ana Flores, gerente do Amanary, o gelo associado à pressão da massagem tem ação antiinflamatória, recuperando o músculo estressado.

Drenagem linfática (ma/es)
Quem fica muito tempo sentado, ingere gorduras e açúcares em excesso ou retém líquido com facilidade pode acumular toxinas e ficar inchado, principalmente nas pernas. Com toques suaves e precisos em pontos estratégicos, a massagem melhora a circulação da linfa (líquido que corre pelos vasos linfáticos), aumentando o metabolismo, a oxigenação das células e a eliminação de toxinas. Indicada para celulite e pós-operatório de cirurgia plástica.

Eletroestimulação (el/es)
É o uso de diferentes tipos e potências de corrente elétrica transmitidas para o corpo por pequenos eletrodos que são colocados na região para cumprir três funções: estimular os músculos, quebrar células de gordura e ativar a produção de colágeno e elastina da pele. Segundo a esteticista Netti Nogueira, da Ego, 30 min de eletroestimulação correspondem a 600 abdominais. "Esse tratamento não dá condição de resistência ao corpo, somente traz beleza", explica Nogueira.

Endermologia ou endermoterapia (me/es)
Indicada para celulite, gordura e inchaço. Um aparelho com dois roletes puxa a pele e desliza sobre a pele da pessoa que usa um macacão de meia fina como proteção. Esse movimento pode ajudar na drenagem dos líquidos do corpo, melhorando ainda a circulação sanguínea e oxigenação das células. Segundo Netti Nogueira, da Ego, o movimento de sucção pode ativar a produção de colágeno, substância responsável pela elasticidade da pele.

Hot stone ou pedras quentes (ma/re)
Depois de espalhar óleo aromático sobre o corpo do cliente, a terapeuta desliza seixos rolados aquecidos em água quente e faz movimentos circulares e lentos, reforçando a massagem nas regiões mais tensas. Enquanto isso, algumas pedras ficam posicionadas nos chamados chacras, partes do corpo consideradas pontos de energia pela medicina oriental. O peso, o calor e a textura da pedra garantem sensação de conforto e estimulam os pontos de energia, relaxando mais o corpo. São dezenas de formatos e tamanhos diferentes de pedra, especiais para cada parte do corpo.

Infravermelho longo, invel ou photon dome (el/es)
Deitada em uma espécie de cápsula fechada, em que apenas a cabeça fica para fora, a pessoa recebe o calor do infravermelho. Isso aumenta a temperatura do local e faz a pessoa transpirar, eliminando líquidos. Indicada para tratar o tipo de celulite com nódulos inchados.

Massagem redutora ou modeladora (ma/es)
Objetivos: reduzir as medidas e definir as formas de quem tem acúmulo de gordura localizada. Nessas áreas, a terapeuta faz movimentos vigorosos com a mão aberta e fechada na tentativa de dissolver a gordura. Um possível desconforto da massagem depende da sensibilidade de cada um e também do terapeuta.

Mesoterapia sem agulha (me/es)
Indicada para celulite e gordura localizada, a técnica usa ultra-som de baixa frequência e medicamentos em forma de gel ou creme com substâncias capazes de ativar a circulação e quebrar as células adiposas. A vibração do ultra-som e o aquecimento da região ajudam o medicamento a penetrar.

Mesoterapia (me/es)
Técnica de injeção de medicamento indicada para casos avançados de celulite. Considerado um método invasivo, só pode ser feito por médico. "As substâncias injetadas na área de gordura localizada são uma mistura de agentes antiinflamatórios e lipolíticos, capazes de desmanchar a gordura, e agentes venotônicos, que ativam a circulação", explica Valcenir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Estética. Juntos, pretendem ativar o metabolismo e a circulação e quebrar as células adiposas. Antes de optar pela técnica, é fundamental passar por uma consulta médica para saber se o tratamento é necessário para seu caso, quais substâncias serão injetadas e se você apresenta algum tipo de alergia a elas.

Pressoterapia ou pressor (me/es)
Indicada para inchaço e celulite, essa massagem é a versão mecânica da drenagem linfática (leia na pág. 7). O paciente fica parecendo um astronauta, com uma "roupa"que infla e desinfla. A pressão interna do ar movimenta as regiões a serem tratadas.

Termoterapia, thermojet ou termoderm (el/es)
Passa-se gel nas áreas a serem tratadas, normalmente pernas, glúteos e abdômen, as quais são enroladas com filme plástico e depois cobertas com placas de aquecimento. O princípio: aquecimento local para que o gel, capaz de ajudar a ativar a circulação, penetre na pele com mais facilidade.

Ultra-som (me/ es)
O aparelho emite ondas sonoras não-audíveis, mas com efeito antiinflamatório, graças ao calor que alcança a camada mais profunda da pele, a hipoderme, sem queimá-la. Indicada em casos de inflamação, como a celulite. Deitada, a paciente recebe uma camada de gel, que funciona como condutor das ondas do ultra-som. Daí, um pequeno aparelho com um cabeçote de metal na ponta é passado sobre o corpo da paciente. A corrente de ondas contínuas emitidas vibra e aquece as células adiposas, tratando a inflamação da celulite.

*As siglas que aparecem ao lado de cada terapia identificam se ela é manual (ma), mecânica (me), elétrica (el) e se a sua finalidade é estética (es) ou relaxante (re).

  • Clínicas consultadas
    Amanary Spa (Grand Hyatt):
    tel. 0/xx/ 11/ 6838-3300

  • Kyron:
    tel. 0/ xx/11/3095-3000

  • Estética Onodera:
    tel. 0/xx/ 11/3262-4249

  • Ego Corporal:
    tel. 0/xx/11/ 3063-0180

  • Mizuki:
    tel. 0/ xx/11/3849-0433



    Leia mais:

  • Clínicas oferecem tratamentos corporais com nomes misteriosos

  • Profissionais comentam eficiência das técnicas de estética

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página