Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/10/2002 - 10h57

Matemática: Reflexões sobre o infinito

JOSÉ LUIZ PASTORE MELLO
da Folha de S.Paulo

Qual o resultado da soma 2+1+0,5+0,25+0,125+... ? A pergunta é intrigante e de resposta misteriosa mesmo para aqueles que já estudaram as progressões geométricas infinitas. Usando a intuição, provavelmente responderíamos que o problema da soma é impossível porque envolve infinitas parcelas. Desse ponto de vista, a soma seria tanto maior quanto maior o número de parcelas utilizadas no cálculo.

Por outro lado, observando que a progressão dos termos é geométrica de razão 0,5, poderíamos utilizar a fórmula da soma de uma progressão geométrica infinita para fazer a conta. Segundo essa fórmula, basta dividir o primeiro termo da seqüência pela diferença entre 1 e a razão da progressão, ou seja, 2/(1-0,5), que é igual a 4. Afinal de contas, qual dos raciocínios está correto, o da soma impossível ou o da soma igual a 4?

Historicamente o estudo das séries infinitas situa-se na fronteira entre a matemática e a filosofia. Os matemáticos gregos da Antiguidade, que sempre primaram pelo rigor das apresentações, evitavam o infinito por entender que ele seria permanente fonte de dificuldades lógicas. Atualmente, o conceito de soma infinita é formulado de modo a evitar um envolvimento direto com infinitas parcelas. Dada a soma Sn da série finita a1+a2+...+an, dizemos hoje que S será a soma da série infinita a1+a2+...+an+..., se a diferença S-Sn puder ser feita menor do que qualquer número positivo, desde que se faça n suficientemente grande.

De outra forma, o que essa definição nos diz é que o erro que cometemos ao tomarmos Sn em lugar de S pode ser feito tão pequeno quanto quisermos, desde que façamos n suficientemente grande.

No caso do nosso exemplo numérico, diríamos que, para um número de termos muito grande, o resultado da soma se tornará tão próximo de 4 quanto desejarmos. Ou seja, "estipulado" um determinado erro, por menor que ele seja, sempre será possível encontrar um número de termos da seqüência que faça a soma ser exatamente igual a 4.

José Luiz Pastore Mello é professor da Faculdade de Educação da USP

Leia mais:

  • Atualidades: Timor Leste torna-se 191º membro da ONU

  • Geografia: Os três grandes grupos de rochas na crosta terrestre

  • Física: Geomagnetismo - bússolas e auroras polares

  • Português: Falta de paralelismo semântico cria efeito de estilo


  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página