Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/08/2002 - 10h50

Carreira de nutrição cuida da relação entre homem e alimento

ANDRÉ NICOLETTI
da Folha de S.Paulo

O crescimento da preocupação com a alimentação, por motivos estéticos e de saúde, está fazendo com que o mercado de trabalho para os profissionais de nutrição expanda-se.

O nutricionista, de modo geral, é responsável por estudar e planejar a relação do homem com o alimento _de forma que seja o mais saudável possível. Por isso pode atuar em todos os locais onde refeições sejam servidas ou onde alimentos sejam produzidos.

Uma das áreas que atualmente mais absorvem os formandos de nutrição é a de alimentação institucional, como o trabalho em restaurantes de empresas, no qual o profissional decide os cardápios, escolhe a matéria-prima e acompanha a preparação da comida.

A atividade hospitalar é outro ramo de trabalho. Além de acompanhar todo o processo de produção das refeições, o nutricionista tem de se preocupar com o impacto que a comida pode causar no doente. Uma pessoa com diabetes ou com hipertensão, por exemplo, terá de ter uma alimentação apropriada no hospital e após receber alta.

Apesar de ainda não se ter formado, Renata Dias Shinohara, 24, já sabe que pretende trabalhar em hospitais. Atualmente, ela faz estágio na cozinha do hospital São Luís, mas já trabalhou em restaurantes fast food e em indústrias.

Segundo Daniela Maria Alves Chaud, coordenadora do curso da Universidade Metodista de São Paulo, o aspecto educativo da profissão é um dos mais importantes e está presente em quase todas as áreas de atuação. "Nós trabalhamos com a mudança de hábitos alimentares, tanto de funcionários de empresas como de pessoas com problemas de saúde ou que querem emagrecer."

O atendimento em consultórios e academias de ginástica é outra opção. Alessandra Caviglia, que trabalha como nutricionista na Companhia Athletica, diz que costuma atender principalmente a pessoas que querem emagrecer ou aumentar a massa muscular.

Também é possível trabalhar em indústrias alimentícias, auxiliando no desenvolvimento de novos produtos, atuando na coordenação de serviços de atendimento ao consumidor ou no controle de qualidade.

Leia mais:

  • Saiba mais sobre o curso e a carreira de nutrição

  • Estudante de nutrição precisa fazer estágio em três áreas diferentes


  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página