Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/12/2002 - 07h23

Inflação não pára de avançar e chega a 2,65% em novembro, diz Fipe

IVONE PORTES
da Folha Online

A inflação no município de São Paulo atingiu 2,65% em novembro, segundo dados do IPC (Índice de Preços ao Consumidor) da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), divulgado hoje.

Essa é a maior taxa mensal desde julho de 1995, quando a inflação chegou a 3,72%. Comparando com índices quadrissemanais, é a maior desde a segunda quadrissemana de agosto de 1995 (quando os preços subiram 2,68%). A inflação de novembro supera a última previsão da Fipe, que apontava inflação em torno de 2,5% para o mês.

Na primeira quadrissemana de novembro, o índice medido pela Fipe ficou em 1,55%, na segunda, em 2,03%, e na terceira, em 2,40%.

Em outubro, o IPC-Fipe havia apontado inflação de 1,28%. Em novembro de 2001 a taxa fechada do mês ficou em 0,61%.

Por grupos, a maior alta verificada no mês passado foi novamente dos alimentos, cujo preço avançou, em média, 6,27%.

Os demais grupos apresentaram as seguintes variações: transportes (3,77%), despesas pessoais (1,45%), vestuário (1,07%), habitação (1,04%), saúde (0,71%) e educação (0,38%).

A pressão inflacionária é resultado, basicamente, do avanço dos preços dos alimentos. Neste ano, principalmente a partir do segundo semestre, diversos fatores têm contribuído para que os alimentos fiquem mais caros, como a alta do dólar, o período de entressafra, o clima desfavorável em algumas regiões e até as exportações, que muitas vezes provocam a diminuição na oferta de alguns produtos internamente.

Além disso, também contribui significativamente para o avanço da inflação o aumento no preço dos combustíveis, que tem impacto não só no grupo transporte mas também na cadeia produtiva.

Por esses motivos, a Fipe elevou na semana passada a projeção de inflação do ano de 7,5% para 8,5%.

O IPC-Fipe é calculado com base na variação de preços de produtos e serviços usualmente consumidos por famílias com renda mensal entre 1 e 20 salários mínimos.

Leia mais
  • Inflação em SP chega a 7,93% no ano; alimentos avançam 14,60%
  • Fipe eleva projeção de inflação deste ano de 8,5% para 9%
  • Inflação já atingiu o pico em São Paulo, diz Fipe
  • Preço do açúcar já subiu mais do que o dólar no ano, diz Fipe
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página