Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/11/2002 - 18h22

Fortes ventos de até 140km/h atingem regiões Norte e Sul

da Agência Folha

Fortes ventos atingiram o Norte e o Sul do país nos últimos dois dias. Um tornado com picos de ventos de 140km/h, segundo o Corpo de Bombeiros, destelhou pelo menos 200 casas e deixou três pessoas feridas ontem à noite em Castanhal, a 70 km de Belém (PA).

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a velocidade dos ventos considerada normal é de 10 km/h.

Porto Alegre (RS) foi afetada nesta segunda-feira por ventos de 100 km/h, como resultado de um ciclone que atingiu a costa do Uruguai, sobre o oceano Atlântico.

Seis bairros de Castanhal sofreram danos, segundo a Defesa Civil municipal. Três pessoas ficaram feridas sem gravidade e passam bem. A cidade possui cerca de 150 mil habitantes e está localizada na região nordeste do Pará.

Os ventos arrancaram árvores, postes de iluminação, placas de sinalização e outdoors. Os tetos de duas escolas desabaram, e as aulas foram suspensas ontem. Como não havia aula no momento, ninguém ficou ferido.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a chuva durou cerca de uma hora e os ventos duraram dez minutos. Duas casas foram completamente destruídas.

A servente de escola Joana Mesquita, 47, foi uma das moradoras que teve a casa destruída após o desabamento do teto. A família dela seria encaminhada para um abrigo provisório no município.

Agentes da Defesa Civil e homens do Corpo de Bombeiros passaram o dia hoje removendo árvores e trocando as placas arrancadas pelos ventos.

A prefeitura informou que a fenômeno foi provocado por uma frente fria vinda do sul e sudoeste do país.

Sul
A ventania atingiu vários pontos de Porto Alegre em diversos momentos do dia, desde a manhã. Durante a tarde, sua força foi diminuindo.

Hoje não deve haver mais precipitações, segundo o 8º Distrito de Meteorologia. Não foram registradas vítimas ou danos materiais de gravidade na capital.

O fenômeno não foi percebido apenas na capital gaúcha: em outros municípios do Estado, como Chuí e Pelotas, na zona sul, ocorreu o mesmo.

No fim de semana, a chuva e o vento causados pelo forte temporal que atingiu o Planalto Médio destelharam casas e um supermercado em Passo Fundo. O município foi o mais prejudicado.

Na serra, as fortes chuvas deixaram duas pessoas feridas em conseqüência de desmoronamentos no município de Caxias do Sul.

No bairro Kaiser, a terra invadiu parte de uma casa e fez com que a moradora Simone Cordeiro, 28, quebrasse a clavícula e fosse hospitalizada.

Veja também Ventos de mais de 80 km/h atingem Porto Alegre (RS)

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade