Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/10/2002 - 08h35

Inclinação da plataforma P-34 está em 32 graus, diz Petrobras

da Folha Online

A inclinação do navio-plataforma P-34 da Petrobras, que sofreu uma pane elétrica ontem, é de 32 graus. Segundo Carlos Tadeu da Costa Fraga, diretor-gerente da empresa, a inclinação medida hoje coincide com a ocorrida neste domingo. Para ele, a plataforma "está estável".

Fraga disse que um movimento de óleo nos tanques pode ter provocado o movimento do navio-plataforma. No entanto, afirma que somente as investigações vão levar às causas do adernamento.

Ele disse ainda é prematuro fazer especulações sobre as causas da inclinação. Para ele, se tivesse entrado água do mar na P-34, o movimento seria "contínuo".

Fraga afirmou, em entrevista à GloboNews, que não houve vazamento de óleo, mas que foram tomadas as medidas preventivas para a contenção do produto no mar.

Os funcionários da P-34 foram retirados sem ferimentos, afirma a empresa. Alguns petroleiros teriam pulado no ar e sofrido princípio de hipotermia.

A P-34 está localizada no Campo de Barracuda, na Bacia de Campos, cerca de 100 km da costa do Rio de Janeiro. A plataforma P-34 além de retirar e processar o petróleo, armazena o produto e, por isso, é chamada de navio-plataforma.

A produção diária da P-34 é de cerca de 34 mil barris de óleo e 195 mil metros cúbicos de gás.

Leia também sobre o acidente da P-36

Leia mais:

  • Petrobras deve bombear carga da P-34 para reverter inclinação
  • Em nota, Petrobras confirma acidente e inclinação da P-34
  • Navio-plataforma P-34 estaria afundando; Petrobras não confirma

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade