Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/10/2002 - 16h25

Lula lidera pesquisa Datafolha e está 26 pontos à frente de Serra

SÍLVIA FREIRE
da Folha Online

O candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) começou a disputa pelo segundo turno da eleição presidencial com 26 pontos percentuais de vantagem sobre o candidato José Serra (PSDB). Segundo a pesquisa Datafolha divulgada neste sábado, Lula tem 58% das intenções de voto, enquanto Serra tem 32%.

A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

No primeiro turno da eleição, realizado no domingo passado, o petista recebeu 46,44% dos votos válidos [em que são excluídos os votos brancos e nulos], e Serra teve 23,20%. A diferença entre os dois candidatos, de acordo com os dados oficiais do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), foi de 23,24% dos votos válidos.

Considerando apenas os votos válidos, a pesquisa Datafolha aponta que Lula teria 64% das intenções de voto _contra 36% de Serra. Os votos brancos e nulos são 4%; 6% do eleitorado está indeciso.

A pesquisa
O levantamento ouviu 3.979 eleitores na última sexta-feira (11) em todos os 27 Estados e Distrito Federal. O segundo turno das eleições deste ano acontece no próximo dia 27.

Na última simulação entre Lula e Serra antes do primeiro turno, realizada nos dias 4 e 5 de outubro, 56% dos entrevistados disseram que votariam no petista no segundo turno; 35% declararam voto em Serra.

Mudança
A pesquisa apontou também que 3% dos eleitores que disseram ter votado em Lula no primeiro turno deveriam votar em Serra no próximo dia 27. Entre os eleitores de declararam voto no tucano, 6% estariam dispostos a votar em Lula agora.

Apesar de 70% dos entrevistados terem dito que não mudariam seu voto em função dos debates, 74% dos eleitores ouvidos na pesquisa consideraram muito importante o confronto entre os candidatos.

A coordenação da candidatura de Lula defende a realização de apenas um debate transmitido em pool entre as emissoras. Na tentativa de ampliar seu eleitorado, a campanha de Serra propôs que sejam realizados o maior número de debates.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página