Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/10/2002 - 23h01

Leia o perfil de Paulo Hartung, governador eleito do Espírito Santo

da Folha Online

O governador eleito do Espírito Santo, Paulo Hartung (PSB), tem 45 anos e nasceu no município de Guaçuí, no sul do Estado. Casado desde 1981 com Cristina, Hartung tem dois filhos, Gabriel, de 20 anos, e Júlia, de 18.


Folha Imagem

Paulo Artung (PSB)
"

Formado em Economia pela UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) Paulo Hartung iniciou sua trajetória política no movimento estudantil. Quando era aluno da UFES, Hartung foi eleito o primeiro presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes) da universidade.

Em 1979, participa da reorganização da UNE (União Nacional dos Estudantes), tendo atuado na organização da bancada capixaba e na mobilização de delegados em todo o país para o congresso de reconstrução da entidade, realizado em Salvador.

Paulo Hartung filiou-se ao PMDB, em 1982, e deu início à sua trajetória parlamentar. Com 25 anos de idade, elegeu-se deputado estadual (1983 a 1987), destacando-se como o mais novo parlamentar da Assembléia Legislativa.

Quatro anos depois chegou à reeleição (1987 a 1990), e participou da elaboração da Constituinte Estadual. Na sua passagem pela Assembléia, trabalhou em defesa de temas como funcionalismo público, meio ambiente, saúde, educação, transporte público, entre outros.

Em três de outubro de 1990, Paulo Hartung elege-se deputado federal (1991 a 1994), com a maior votação dentro do Município de Vitória. Sua atuação o leva a vice-líder do PSDB na Câmara, cuja liderança era exercida pelo então deputado José Serra (SP).

Em 1992, realizam-se no País eleições municipais. O deputado federal Paulo Hartung se candidata e elege-se Prefeito de Vitória (1993 a 1996). No início de 1997, Paulo Hartung passa o cargo ao seu sucessor, Luiz Paulo Vellozo Lucas, e participa, nos Estados Unidos, a convite da Embaixada daquele País, do programa intensivo sobre Administração Pública e Sistema Político Nos Estados Unidos.

Após a volta para o Brasil, em 1998, Paulo Hartung assumiu, a convite do presidente Fernando Henrique Cardoso, a Diretoria de Desenvolvimento Regional e Social do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). No primeiro ano de gestão, a Pasta investiu R$ 1,4 bilhão em projetos sociais.

Em 1998, com 41 anos de idade, jovem político, mas acumulando larga experiência nos executivos e legislativos federal, estadual e municipal, Paulo Hartung sai candidato ao Senado Federal e consegue ser eleito com a maior votação (780 mil votos) que um político já recebeu no Espírito Santo.


ACOMPANHE a apuração em tempo real

Leia mais no especial Eleições 2002
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade