Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/10/2002 - 11h37

Lula e PT conseguem 8 minutos em últimos programas de Serra na TV

da Folha Online

Por determinação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o PT e seu candidato à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, terão direito a oito minutos nos últimos dois programas de TV de seu adversário José Serra (PSDB). Os programas vão ao ar na próxima quinta-feira (3).

Os direitos de reposta foram concedidos ontem à noite pelo plenário do tribunal em quatro decisões separadas, às quais não cabem recurso.

Na primeira delas, o TSE concedeu ao PT e seu presidente nacional, o deputado federal José Dirceu (SP), dois minutos e 33 segundos de resposta pela tentativa de veicular Dirceu a agressões físicas sofridas durante greve de professores pelo governador Mário Covas (SP), morto em março de 2001. As imagens foram ao ar no dia 17 e 22 de setembro, e marcaram o início da ofensiva de Serra contra Lula na TV.

O uso do tempo de resposta de Dirceu e do PT será de responsabilidade do partido.

Na segunda decisão, o plenário do tribunal confirmou o julgamento anterior do ministro substituto José Gerardo Grossi, que havia concedido a Lula um minuto de resposta no programa de Serra, pela veiculação de frase que aludia à falta de diploma universitário do petista.

"A prefeitura do PT de São Paulo exige que seus fiscais de rua tenham diploma universitário, já para presidente da República, o candidato do PT diz que não precisa de diploma", afirmava o locutor na propaganda do dia 17 setembro.

Segundo a decisão de Grossi, para o cargo de presidente não há exigência de diploma universitário.

Na terceira decisão, os mininstros do TSE concederam mais um minuto a Dirceu pela veiculação de uma nova versão do ataque ao presidente do PT referente ao episódio envolvendo Covas. Uma última decisão determinou mais um minuto de resposta ao PT pelo mesmo motivo.

Como as inserções foram exibidas nos programas de Serra à tarde e à noite, as respostas do PT e de Lula também ocuparão os mesmos horários. Ao todo, PT e Dirceu terão sete minutos e seis segundos de resposta, e Lula, um minuto.

Ao todo, José Serra deverá conceder cinco minutos e 33 segundos do tempo de seu programa veiculado à tarde e dois minutos e 33 segundos na propaganda noturna.

Leia mais:

  • Mangabeira Unger: Ciro e Garotinho devem renunciar a favor de Lula

  • Garotinho e Ciro têm encontro fechado no Rio

  • PT sonda PPS sobre renúncia, diz Herrmann

  • Lula tem 45% de chances de eleger no domingo, diz consultoria

  • Para Lula, Armínio Fraga não dá conta do recado

  • FHC critica "choradeira ptolomaica" de presidenciáveis

  • Dono de jornal de Cuiabá é assassinado


    Veja também o especial Eleições 2002
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade