"No
fim da decada de 1890 e no principio da de 1900, em muitas cidades
dos Estados Unidos, jovens musicos começaram a tocar nova especie
de musica de dança sincopada. As melodias eram as mesmas, comumente
tocadas por orquestras populares mais tranquilas, porem, a musica
tinha um ritmo novo, mais excitante, e uma expressão melodica
nova. Era uma musica que combinava as convenções melodicas e harmonicas
da musica popular de então com a concepção ritmica e vocal do
negro americano. O novo estilo parece ter-se tornado popular em
varias cidades ao mesmo tempo, tornando-se a sua exuberante vitalidade
logo evidente para os dançarinos e empresarios. Os negros já haviam
atingido um alto grau de desenvolvimento em musica vocal; a instrumental,
porém, ficara para trás, provavelmente por não terem tido oportunidade
de aprender instrumentos de musica antes da guerra civil.
"Com
a primeira geração depois da guerra houve um florescimento da
musica instrumental. A principio, foi chamada musica de «razz»
ou musica de «spasm», mas ao tempo da I Guerra Mundial recebeu
o nome de «jass» ou «jazz» e este ultimo nome perdurou.
"A
musica se popularizou tão rapidamente que as fabricas de discos
começaram a fazer gravações das orquestras desde 1903. O periodo
dos menestréis - espetaculos em que os artistas pintavam a cara
de preto e usavam a musica dos negros americanos como numero de
maior sucesso - tornou-se rapidamente a ultima moda musical. Numa
gravação de menestrel em 1903, 'The Cake Walk in Coon Tow', a
'dança' é acompanhada por um conjunto de cinco instrumentos -
duas clarinetas, corneta, trombone e piano, tocando num estilo
de jazz inconfundivel.
A
musica atraiu a atenção como divertimento popular e a cidade de
Nova York, como centro de diversões da America, dentro de poucos
anos dominou o panorama do jazz. Enquanto a historia do jazz em
cidades como Nova Orleans e Chicago foi grandemente superestimada,
em Nova York ela foi quase esquecida.
Da
primeira musica de jazz executada por suas orquestras sincopadas
à dificil evolução do 'bop', o cenario de Nova York é o mais colorido
de todos. Os musicos eram alugados, tinham publicidade e gravavam
em Nova York; quase todo musico importante de jazz, com raras
exceções, pertenceu ao cenario de Nova York em algum periodo de
sua carreira."