Veja também:
 
História da Moda:
 
Estilistas:
 
Especiais:
 
Desfiles:

Hot Spot inverno 2002

 
Serviços:
 
 
 
     
 
DAVID LACHAPELLE , O "FELLINI DA FOTOGRAFIA"
 
 
Por Amanda França
(27 de setembro de 2002)

"Fellini da fotografia" - a definição dada pela "New York Magazine" é perfeita para o fotógrafo David Lachapelle. Dono de um estilo inconfundível, com cores estouradas, mulheres loucas, cenas surreais, suas imagens são verdadeiras odes ao "kitsch".

 
 
Nasceu em Connecticutt, EUA, em 1968. Após estudar na North Carolina School of the Arts, David foi para Nova York onde trabalhou no Studio 54 (famosa boate da época) onde conheceu o artista Andy Warhol; este encontro o influenciou na decisão de seguir a carreira de fotógrafo e iria marcar, incontestavelmente, a sua visão sobre a arte. A maior prova disto é a maneira como acaba convencendo grandes estrelas do "showbizz" a posar para ele em cenários absurdos, lisérgicos, muitas vezes contrariando assessores e consultores de imagem. Foi o que aconteceu com a modelo brasileira Gisele Bündchen, fotografada por Lachapelle no ensaio "Diary of a mad housewife" (Diário de uma Dona de Casa Safada). Outra top brasileira fotografada por ele foi Ana Claudia Michels, numa polêmica aparição interpretando a estrela de cinema pornô Savannah na capa da publicação inglesa "Arena".

Em 1996, o Centro Internacional de Fotografia honrou LaChapelle com o prêmio "Applied Photography of the Year Award" e também foi aclamado como fotógrafo do ano pelo "VH1 Fashion Award". Já realizou ensaios exclusivos com Madonna, Leonardo DiCaprio, Elton John, Eminem, Hilary Clinton, entre outros, e campanhas de sucesso para Estee Lauder, Levis, Mac Cosmectics e Diesel. O seu videoclipe "Natural Blues", idealizado para o cantor Moby, ganhou o prêmio de melhor vídeo no MTV Europe Video Awards 2000.
As histórias que David conta em suas fotografias parecem muitas vezes saídas de sonhos (ou pesadelos), referências do estilo "The Face", amado e odiado ao mesmo tempo, em que as roupas fotografadas nos editoriais muitas vezes são meras coadjuvantes, o principal é a intenção, a luz, o conceito.

 
 
A modelo Gisele Bündchen em dois momentos do ensaio "Diário de uma Dona de Casa Safada"
 
Três "devaneios" de Lachapelle: na foto do meio, a atriz Liv Tyler e, à direita, a atriz Uma Thurman
 
 

 

 

__________________
Arquivo Moda Almanaque:





© Copyright Empresa Folha da Manhã Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Empresa Folha da Manhã Ltda.