Entenda como funciona esta página
Visão geral
Está é uma página sobre política e assuntos relacionados. Entrou no ar em abril de 2000.
O fato de o fundo ser de cor branca, as letras em preto e haver poucas figuras não é para deixar o assunto mais chato do que já é. O objetivo é oferecer uma página que ocupe pouca memória. Portanto, que seja carregada rapidamente na tela do seu computador.
A coluna
Todas as semanas, pelo menos, um novo texto estará à disposição dos leitores. Serão textos produzidos exclusivamente para esta página ou reproduções do que o autor publica na "Folha de S.Paulo".
A base de dados
Esses dados podem ser atualizados até diariamente, quando houver necessidade, sobretudo em períodos eleitorais.
As informações estão distribuídas por assunto e podem ser encontradas clicando os botões da barra que fica do lado esquerdo da página.
Os botões são divididos por temas: básico, links, participe e enquete. A seguir, uma breve descrição de cada botão.
Os botões
Em ordem cronológica, lista a data da publicação, o título e um breve resumo do conteúdo de todos os textos publicados nesta página. Isso possibilita utilizar o recurso de "busca por palavra", disponível em qualquer navegador.
As colunas quase sempre trazem links para íntegras de discurso, leis, projetos de leis ou estudos relevantes que estão hospedados nesta página.
Exemplos do que se encontra nesse botão: o depoimento completo do ex-secretário-geral da Presidência Eduardo Jorge (período FHC) ao Senado. O diálogo (em texto e áudio) de EJ fazendo um pedido a favor de uma empresa privada (grampo do BNDES). O Plano Nacional de Segurança Pública, anunciado e não implantado pelo governo FHC. O documento que deu origem à pulverização das ações da estatal de energia Furnas. Os principais projetos de reforma política em tramitação no Congresso. Os discursos de posse dos ministros do governo Lula.
Para facilitar a vida dos interessados, este índice permite entrar diretamente nos documentos (evitando o martírio de carregar novamente os textos das colunas).
Pesquisas eleitorais que hoje já estão perdidas podem ser encontradas aqui. Os resultados completos do primeiro e do segundo turno. A legislação que vigorou nessa eleição. O eleitorado brasileiro à época do pleito. Os programas de governo dos presidenciáveis.
Um maná para quem acompanha política nacional.
Sobre 1998, está disponível o resultado completo das eleições desse ano (com a votação de todos os candidatos a deputado federal e estadual, vencedores e perdedores). Para quem deseja bisbilhotar, o ideal é a lista de doadores de campanha oficiais de FHC, Lula e Ciro Gomes. E, não poderia faltar, o plano de governo tucano prometido por Fernando Henrique Cardoso na campanha da reeleição.
Sobre 2000, trata-se de uma cópia da parte principal oferecida pelo site do TSE: leis, resoluções, calendário eleitoral, simulação de voto na urna eletrônica e estatística do eleitorado brasileiro.
Pode parecer pouco, mas não é. Quem já ficou algum tempo com o computador travado ao tentar entrar no site do TSE (muito bonito, mas lento como poucos) sabe como é difícil obter tudo isso. Esta página é a solução para os que desejam acesso rápido a informações eleitorais.
O maior banco de dados disponível, com acesso totalmente gratuito.
Arquivo das pesquisas de opinião eleitoral para mais de 100 cidades na eleições municipais de 2000. Levantamentos de popularidade presidencial desde o governo de José Sarney (1985) e sobre a aprovação de planos econômicos.
Os dados são do Datafolha, Ibope e Vox Populi, entre outros.
A página com dados pessoais, eleitorais e patrimoniais de milhares de políticos brasileiros. A maior ferramenta à disposição do execício da cidadania eleitoral no Brasil.
Especialistas em política que contribuem esporadicamente com esta página.
Todas as siglas com registro definitivo na Justiça Eleitoral. E os seus endereços na Internet.
Links para o MST, TFP e outros clássicos da política nacional. E também muita coisa do exterior.
Uma jóia que o governo fez e poucos conhecem.
A Constituição, leis, medidas provisórias, decretos etc. Tudo catalogado e indexado por número e data de vigência.
Se está no Executivo, Legislativo e Judiciário, está aqui.
As 27 Unidades da Federação representadas na Internet.
Guia prático para quem deseja navegar pela capital federal.
A nata da economia. Bolsas de Valores, Standard & Poor's, SEC e Federal Reserve. Afinal, o que seria da política sem a economia?
Todas as que importam estão aqui. CUT, Fiesp, CNI etc.
O melhor título desse botão seria geléia geral. Mas a licença liberal ficou para o "Política hardcore".
Aqui estão os links favoritos de anos de viagens pela Internet.
Exemplos? FGV, USP, Idec, ABL, Consumer Reports, MIT, Brookings Institution, ICIJ (International Consortium of Investigative Journalists).
Só entrando para experimentar o que há de bom.
Os preferidos: FMI, Banco Mundial e OCDE. Mas há muito mais.
Biscoito fino.
Dieese, IBGE, Seade, Biblioteca do Congresso dos EUA, enciclopédia Britânica, um site com estatísticas de todos os países, lista para mais de 4.000 jornais. Uma loucura.
Um aviso: são tão boas as sugestões de links que você corre o risco de entrar e não sair tão cedo. O Ministério da Saúde não adverte, mas qualquer um sabe que passar horas na frente de um computador pode não fazer bem.
Boa navegação.