BÁSICO

Colunas anteriores

Documentos já
divulgados nesta página


Eleições 2002

Eleições (2000 e 1998)

Pesquisas de opinião

Entenda como
funciona esta página


Articulistas convidados

Página inicial

 

LINKS

Partidos políticos

Política hardcore

Leis e Constituição

Poderes federais

Poderes nos Estados

Brasília - a capital

Economia

Associações de classe

Ongs, cidadania, think
tanks, universidades etc.


Organismos internacionais

Estatísticas e referência

 

PARTICIPE

Escreva para
Fernando Rodrigues



Envie esta coluna
por email


 



Envie esta página
por email
Imagem de
melhor resolução:

clique aqui para obter
o fac-símile do documento
em versão ".pdf" (393 kb)
Kastrubrás - Serilon
Neste recibo original, a empresa de móveis Kastrubrás aparece como pagadora de R$ 14.675,00 à empresa de tintas e serigrafia Serilon. O papel foi encontrado dentro da contabilidade secreta da campanha de Cassio Taniguchi a prefeito de Curitiba em 2000.
Esse documento explicaria uma operação muito comum em campanhas políticas de todos os partidos: uma empresa presta serviço ao político, mas é uma segunda empresa que faz o pagamento. Para todos os efeitos legais, a operação nada teve a ver com uma campanha.
Contatada, a Kastrubrás negou a operação. Disse reconhecer o pagamento, mas que o valor não é esse exatamente. Seria de R$ 14.676,96 e teria sido pago por serviços ou materiais realmente fornecidos pela Serilon para a própria Kastrubrás -nada tendo a ver com a campanha de Taniguchi.
Na Serilon, a funcionária do departamento jurídico Silvia Regina Zen reconheceu sua assinatura. "É sou eu sim", disse. Identificou também a segunda assinatura no papel, que seria de Ranieri Maciel, um ex-funcionário da empresa. Mas Silvia Regina disse não se lembrar de ter recebido tal pagamento por conta de serviços prestados ou materiais fornecidos à campanha de Cassio Taniguchi a prefeito de Curitiba em 2000.
O que nem a Kastrubrás nem a Serilon explicam é como um recibo original sobre uma operação entre elas foi parar dentro da contabilidade secreta do PFL de Curitiba.



Esta página é atualizada
pelo menos uma vez
por semana


Escreva para Fernando
Rodrigues:
frodriguesbsb@uol.com.br