Menu de navegação


Índice | Próxima

Tratamento hormonal tira jogadora da seleção
01h03 - 12/05/98

José Alan Dias
Da Agência Folha
Em São Paulo

A atacante Érika Coimbra, 18, eleita a revelação da Superliga atuando pelo campeão Rexona, não foi convocada para a seleção brasileira que disputa a BCV Cup, porque vai se submeter a uma cirurgia genital e a um tratamento hormonal.

A confirmação foi feita na noite desta segunda-feira pelo técnico do time curitibano e da seleção brasileira, Bernardo Rezende, o Bernardinho.

‘‘A Érika foi muito exigida nesta temporada. Disputou dois Mundiais, jogou a Superliga e teve a polêmica. Ela precisa de descanso, vai fazer a cirurgia e resolver a vida. Depois, vai brigar por vaga no Grand Prix e no Mundial.’’

A jogadora teve contestada por outras equipes sua participação na Superliga. Revelação do Mundial infanto-juvenil (e eleita melhor jogadora), a atacante foi convocada para a disputa do Mundial juvenil, na Polônia, em setembro passado. O resultado de seu exame, divulgado após a terceira rodada, indicou taxa de testosterona (hormônio masculino) acima do normal.

Como o Brasil perdeu na quarta partida, acabou não sendo punido pela Federação Internacional.

A alegação dos times brasileiros foi a de que, se ela não podia disputar torneio da FIVB, também não estava apta a jogar a Superliga.

Com base num laudo do médico do Comitê Olímpico Internacional, Eduardo de Rose, a CBV bancou a atleta na competição. Eduardo de Rose e o médico paranaense Amauri Piazza vão conduzir o tratamento. A convocação teve 13 atletas (uma será cortada). A destaque é a meio-de-rede Ana Paula, bronze em Atlanta-96.

Veja a relação das convocadas

Ana Flávia
Ana Paula
Karin
Janina
Virna
Leila
Rafaela
Filó
Fernanda Doval
Raquel
Fofão
Gisele
Ângela Moraes

A seleção se reúne nesta quinta-feira no Rio de Janeiro. No dia seguinte, começam os treinamentos no Centro de Capacitação Física do Exército, no Rio também. As jogadoras viajam no dia 26 para a Holanda para dois amistosos com a seleção local. Depois, vão para a Suíça, onde disputa a BCV Cup.

Índice | Próxima




 Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.