Menu de navegação


Índice | Próxima

Seleção masculina se apresenta no Rio
21h02 - 13/04/98

AJB
Do Rio de Janeiro

Doze dos 20 jogadores convocados pelo técnico Radamés Lattari para a Seleção Brasileira masculina de vôlei se apresentaram nesta segunda-feira no Rio. Apenas Max e Dirceu, do Report/Suzano, estiveram ausentes. Os atletas treinam no Rio até o dia 24. Depois, a Seleção segue para Poços de Caldas (MG), onde fica até 8 de maio. O Brasil estréia na Liga Mundial contra a Iugoslávia, dia 15 de maio, em Belo Horizonte. Os jogadores do Olympikus e do Ulbra/Diadora, que estão disputando a final da Superliga, se integram à Seleção somente no dia 27, em Poços de Caldas. Na terça, os jogadores iniciam os treinos com bola.


"A gente escutou que Max e Dirceu iriam pedir dispensa", afirmou Radamés, que inscreveu 18 jogadores para a Liga Mundial. Dirceu e Bozkinho, do Fluminense, não foram inscritos, mas treinam com o grupo. Caso Max peça dispensa, Radamés não poderá inscrever outro jogador. "O Max teve problema de contusão da Superliga. Nossa idéia era recuperá-lo. Sei que nenhum jogador gosta de pedir dispensa. Mas isso é um problema administrativo da CBV", disse o técnico.


Para a Liga Mundial, Radamés pretende usar o grupo completo na fase nacional (jogos no Brasil). Nas viagens a Iugoslávia, Polônia e Rússia (adversários da Seleção), o treinador quer poupar alguns jogadores. "Vou levar mais a garotada. Posso poupar jogadores como Maurício e Carlão". O técnico deverá ter 15 dias para treinar o grupo completo. "Em vez de lamentar esses 15 dias, tenho que ficar feliz por ter esse tempo para treinar", disse.


De olho no Campeonato Mundial, em novembro, no Japão, Radamés disse que a base da Seleção será a mesma do grupo da Liga Mundial. "Pode mudar um ou outro jogador." O técnico cita a Iugoslávia e a Itália como favoritas à Liga. "Nosso grupo é difícil. O ideal é que a gente chegue até Turim (onde serão disputadas as finais, entre quatro Seleções) porque assim teremos mais três jogos contra adversários de nível", explicou.


Radamés já preparou seu esquema de espionagem nos adversários. Na primeira rodada da Liga, o técnico da Seleção juvenil, Marcos Lerbach, filmará as partidas entre Polônia e Rússia. "Estamos trabalhando em conjunto com o Marcos e o Percy (Oncken, técnico da Seleção infanto-juvenil). Há muita troca de informação." A preocupação de Radamés não é só com resultados. "Quero preparar um grupo maior de jogadores para ter o máximo de opções possíveis. Nosso objetivo é a Olimpíada de Sidnei. Hoje em dia digo que 90% do grupo que irá aos Jogos de 2000 está na Seleção", disse.


Os jogadores que apresentaram segunda foram: Anderson, Braz, Leandro, Douglas, Kid, Gustavo, Bozkinho, Itápolis, Manius, Renato Felizardo, Ricardinho e Roim. Faltam se apresentar, além de Max e Dirceu, os jogadores de Olympikus e Ulbra: Maurício, Carlão, Nalbert, Giba, Alex Lenz e André.



Índice | Próxima




 Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.