Menu de navegação


Índice | Anterior | Próxima

Carlão, ex-capitão no vôlei indoor, é o novato na praia
18h22 - 04/12/98

Da Redação
Em São Paulo

O campeão olímpico Carlão, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1991, vive um momento diferente. De experiente jogador do indoor, com participações em Olimpíadas, Mundiais, Grand Prix, ele agora é o "novato" do vôlei de praia.

Há quatro meses jogando ao lado de Paulo Emílio, fez sua estréia no Circuito Mundial justamente na última etapa do ano, que está sendo disputada na praia da Camburi, em Vitória, no Espírito Santo.

O saldo, como era de se esperar, não foi positivo, com a dupla sendo eliminada no segundo dia. Mesmo assim, o jogador diz que tirou muito proveito da participação.

"Foi muito importante nossa presença aqui. Pudemos conhecer as
principais duplas estrangeiras, muitas das quais enfrentaremos durante a próxima temporada. Chegamos até a gravar várias partidas para uma análise posterior. Posso dizer que atingimos nosso objetivo", destaca o ex-capitão da seleção brasileira.

A carreira no vôlei de praia e uma possível presença nos Jogos
Olímpicos de Sydney, no ano 2000, são encaradas de maneira séria. "A idéia é terminar a temporada com as etapas do Circuito Banco do Brasil, em Florianópolis e no Rio de Janeiro, e estar presentes em todas as etapas do World Tour em 99. Precisamos somar pontos para brigar por uma vaga na olimpíada e vamos correr atrás disso", diz Carlão.

O maior problema do atleta é a adaptação. Não ao jogo na areia, mas ao forte calor. "Eu transpiro muito; com a sequência dos jogos, acabo ficando debilitado. Mas já estou fazendo um tratamento fisiológico para poder superar isso. Quanto à parte técnica, não há muito problema. O fundamental na praia é saber defender e atacar, e isso eu nunca tive problema", explica.

Carlão também elogia o apoio do companheiro, Paulo Emílio. "Ele conhece tudo da praia e me dá muitas dicas sobre o posicionamento na quadra. Sem essa ajuda ficaria muito mais complicado."

Leia também

Guilherme e Pará são campeões mundial

Índice | Anterior | Próxima




 Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.