Menu de navegação

Índice | Anterior | Próxima

Luta do hipismo por vagas para Pan-Americano começará na próxima semana
14h42 - 18/03/99

Da Redação
Em São Paulo

Os conjuntos nacionais que disputam a modalidade de Concurso
Completo de Equitação (CCE) começam a lutar, a partir da próxima semana, pelas vagas para os Jogos Pan-Americanos, que serão disputados em Winnipeg (Canadá), no final de julho e começo de agosto.

A primeira das quatro seletivas programadas acontece de 25 a 28, na Fazenda São Sebastião, em Lagoa Santa (MG), durante as disputas da Copa Banco Rural Mercosul de Concurso Completo Internacional (CCI). A luta pelas vagas promete ser
sensacional, pois o Brasil defenderá a medalha de ouro por equipe, conquistada no Pan, da Argentina, em 95.


A Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) ainda não tem definido o número das vagas nacionais. Segundo Carlos Alberto Fleury Bellandi, diretor de CCE da Associação Brasileira dos Cavaleiros de Hipismo Rural (ABHIR), entidade que organiza as seletivas ao lado da CBH, devem ser seis vagas, sendo quatro por equipe e duas individuais.

"O número de conjuntos escolhidos será o dobro das vagas para o Pan. É mais uma questão de segurança, pois se acontece algum problema com um ou mais conjuntos, você já tem como substituir. O grupo final será definido por uma comissão especializada", explicou Bellandi.

Os cavaleiros, quase todos associados da ABHIR, estão treinando forte para essa primeira etapa, que também reunirá conjuntos argentinos e uruguaios. As outras três seletivas programadas são as seguintes: 24 de abril, em Colina (SP), 27 a 29 de maio, no Uruguai e no dia 26 de junho, novamente em Colina.

As disputas da Copa Banco Rural Mercosul de CCI começa no dia 25, às 9 horas com a prova de Adestramento duas estrelas. No dia 26, no mesmo horário será disputado o Adestramento três estrelas. No dia 27, às 9 horas, os conjuntos terão as provas de fundo (Resistência, Steeplechase, Cross Country).

A prova de Salto, que encerra a competição, será no dia 28 à
tarde e logo em seguida a cerimônia de premiação. A competição terá ainda mais duas etapas, no Uruguai, em maio e Argentina, em dezembro.

Um dos cavaleiros de destaque nessa luta pela vaga para os Jogos Pan-Americanos é Artemus de Almeida, de Itu (SP). Integrante da equipe olímpica em Atlanta (EUA), ele teve uma excelente temporada em 98, conquistando o título do Campeonato ABHIR da modalidade, numa boa performance.

No Campeonato Brasileiro, Artemus também deu um show,
vencendo a maior parte das etapas.

Serguei Fofanoff, de Ribeirão Preto (SP), integrante da equipe medalha do ouro no Pan e nas Olímpiadas de Atlanta, é outro nome forte da modalidade e bem cotado para chegar a uma das vagas.

O paulista André Giovaninni, de Limeira, que também esteve em Atlanta e foi medalha no Pan de 95, também estará na disputa.

Índice | Anterior | Próxima

 Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.