Menu de navegação

Índice | Próxima

Com atletas importados, São Caetano lidera Jogos Abertos
01h21 - 14/10/1999

Agência Folha
Em Araraquara

A política de "importação" de atletas de ponta vem garantindo a hegemonia da delegação de São Caetano do Sul, que busca o tricampeonato nos Jogos Abertos do Interior, que acontecem até sábado, em Araraquara.

A cidade conta com 420 pessoas, sendo 380 atletas. Entre os destaques, estão Claudinei Quirino, André Domingues e Vanderlei Cordeiro, da equipe de atletismo, e Edinanci Silva e Aurélio Miguel, do judô.

Na parcial divulgada nesta quarta-feira à tarde, São Caetano liderava a competição com 46 pontos e contava com 66 medalhas (27 de ouro, 23 de prata e 16 de bronze).

A chefe do alojamento Delenice Aparecida Fonseca disse que a atual estrutura foi montada há cerca de três anos. Ela não soube o valor para manter as equipes de ponta, mas afirmou que todos os gastos são pagos por patrocinadores.

"Os atletas representam a cidade em todas as competições e não só nos Regionais ou Abertos. A intenção é que eles sirvam como um espelho para as crianças das escolinhas", afirma Delenice.

No início da década, a política de "importação" era utilizada por Guarulhos, que foi hexacampeão dos Abertos entre 1990 e 1996. Neste ano, a cidade está em terceiro lugar com 23 pontos e 17 medalhas (6 de ouro, 8 de prata e 3 de bronze).

"Nessa época, cerca de 90% da equipe era de atletas de fora. Hoje, devido a falta de recursos, apenas 10% são de outras cidades, mas acho isso válido porque mexe com a cidade", afirma Ivanir Acosta, chefe da delegação de Guarulhos.

Na atual delegação, apenas o time feminino de handebol, a ginástica acrobática e o ciclismo contam com atletas de ponta.

Índice | Próxima

 Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.