Menu de navegação


Índice | Próxima

Scherer vence Borges novamente no Troféu Brasil de natação
18h01 - 09/08/98

Agência JB
Em São Paulo

Fernando Scherer, o Xuxa, levou novamente a melhor diante de seu maior adversário, Gustavo Borges, no 38° Troféu Brasil de Natação, encerrado hoje no conjunto Constâncio Vaz Guimarães, no Ibirapuera, em São Paulo. Depois de ter batido Gustavo na prova de 50m livres no sábado, Xuxa venceu novamente na final dos 100m livres, a disputa mais aguardada do torneio.

Xuxa nadou os 100m em 49s44, enquanto Gustavo terminou a prova em 50s14, ficando com a medalha de prata. Além de conquistar a medalha de ouro na prova na qual Gustavo é especialista e medalhista olímpico, Xuxa cravou o novo recorde do Troféu Brasil e sagrou-se heptacampeão do torneio. Gustavo repetiu seu desempenho do Troféu Brasil do ano passado, realizado em outubro em Belo Horizonte, não vencendo as provas rápidas de 50m e 100m. No torneio deste ano, Xuxa defendeu o Flamengo e Gustavo nadou como atleta do clube paulista Pinheiros.

"Arrisquei tudo para vencer a prova logo no início porque sabia que no final na conseguiria agüentar o ritmo", confessou Xuxa ao final da prova. "Tive muita dor na perna e no braço direito durante as eliminatórias e quase não consegui me classificar. Venci na raça", completou o nadador, que treina na Flórida, nos Estados Unidos, desde março deste ano.


O terceiro colocado nos 100m livres, com o tempo de 50s89, foi Edvaldo Valério Silva, jovem nadador de 19 anos que se destacou no Troféu Brasil do ano passado e que desde então já participou do Mundial da Austrália e de várias etapas da Copa do Mundo de Natação. O próximo duelo entre os dois principais nadadores brasileiros, Xuxa e Gustavo, acontecerá nos dias 5 e 6 de setembro, quando disputam o Centrum-Sendas no Rio de Janeiro.


No feminino, a nadadora holandesa Inge de Bruijn, do Flamengo, bateu o recorde do campeonato nos 100m livres e venceu a prova com 55s62, deixando a nadadora do Pinheiros Juliana Machado em segundo lugar. A marca de Inge é melhor do que os recordes brasileiro e sul-americano, mas não pode ser oficializado porque é uma atleta de outro continente. A holandesa foi um dos grandes destaques do Troféu Brasil deste ano: bateu recordes em todas as provas que disputou.


Dentre as agremiações que participaram do campeonato, o Pinheiros chegou em primeiro lugar, com 1.709,5 pontos, depois de uma disputa acirrada com o Flamengo. O clube carioca, que no ano passado ficou na terceira colocação, foi vice-campeão, com 1633 pontos. O Minas Tênis, campeão em 1997, obteve o terceiro lugar, marcando 1209,5 pontos. Dentre os clubes que participaram do campeonato, 38 registraram pontuação.


Os dois clubes melhor classificados no Troféu Brasil devem muito aos nadadores holandeses Inge de Bruijn - do Flamengo - e Macel Wouda - do Pinheiros. Ambos os nadadores bateram recordes em todas as provas de que participaram e somaram pontos significativos para os clubes. Além de quebrar o recorde do campeonato em sua vitória nos 100m livres, Inge fez parte do revezamento 4x100m recordista do campeonato.


Wouda superou o recorde de campeonato nos 200m medley, com o tempo de 2min02s49. O holandês é campeão mundial da prova. "Tive uma reunião com o Pinheiros no sábado à noite e soube da importância de bater esses recordes", revelou. "Estou feliz por ter conseguido fazer o melhor pelo clube e quero voltar ao Brasil para outras competições", garantiu Wouda.


Os melhores nadadores do 38° Troféu Brasil de Natação foram Xuxa e Inge. Os dois atletas conquistaram o troféu de melhor índice técnico no masculino e no feminino. O troféu eficiência, prêmio para os nadadores que somaram mais pontos para as agremiações que defendiam, ficou para os holandeses Inge e Wouda.



Índice | Próxima




 Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.