Menu de navegação

Índice | Anterior | Próxima

Técnica americana chega ao Brasil para comandar seleção feminina
18h15 - 04/03/99

Da Redação
Em São Paulo

A técnica norte-americana Sandy Nitta chega ao Brasil nesta sexta-feira para iniciar o trabalho de supervisão dos treinamentos da equipe que vai disputar o Pan-Americano em Winnipeg, no Candá, em julho deste ano.

A técnica é tida como um dos maiores nomes do polo-aquático feminino mundial, tendo recentemente sido no International Hall of Fame (Salão da Fama Internacional) da modalidade. O trabalho de Sandy Nitta será supervisionar e coordenar o trabalho dos três técnicos brasileiros: Rodney Bell, Mário Marone e Roberto Chiappini. No Pan-Americano, Sandy Nitta assumirá o comando da seleção e será auxiliada por dois técnicos brasilieros, ainda não definidos.

Sandy Nitta, que trabalha como técnica de pólo há mais de 20 anos e na temporada 79-80 foi eleita melhor técnica juvenil nos Estados Unidos já treinou clubes nos Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia, além de ter ministrado clínicas no México, na Espanha, Nova Zelândia, Austrália, Índia, Inglaterra, Noruega, Escócia e Brasil. Por cinco temporadas, foi eleita a melhor técnica dos Estados Unidos e já comandou seleções em cinco Campeonatos Mundiais e desde 94 tem um cartel de 201 vitórias e 20 derrotas.

As jogadoras já estão treinando, com os técnicos brasileiros e nesta sexta mesmo Sandy Nitta conhecerá as atletas e fará o primeiro treino. Ao contrário do que acontece na maioria das outras competições, nas quais as atletas convocadas pertencem usualmente todas ao eixo Rio-SP, nenhuma atleta carioca foi convocada e cinco brasilienses fazem sua primeira participação na seleção.

Como não está havendo treinos nos clubes do Rio de Janeiro e as equipes cariocas já não participaram do último Brasileiro, os técnicos decidiram não convocar alguns importantes nomes da seleção que costumavam atuar no Rio. A convocação das brasilienses deve ser encarada mais como uma chance de dar experiência às atletas, já que dificilmente elas conseguirão manter-se no grupo final que viaja à Winnipeg.

Masculino
Ao contrário das informações divulgadas anteriormente, a seleção masculina de pólo ainda não tem participação garantida no Pan-Americano. A equipe pode ficar fora da competição por ter sido desclassificada do Sul-Americano na Venezuela. Um dos atletas do Brasil foi pego no exame antidoping, que acusou traços de uma substância presente na maconha na urina do jogador. Como o jogador já cumpriu sua suspensão, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos tentará sua defesa baseada no fato que a seleção está recebendo uma punição maior que a do próprio atleta infrator. A seleção masculina é uma das maiores forças do pólo nas Américas, históricamente atrás de Estados Unidos e Cuba.

Jogadoras convocadas:
1 - Cláudia Graner (goleira) - Clube Paulistano
2 - Cristiana de Andrade Pinciroli - Clube Paulistano
3 - Antonella Betollucci - Clube Paulistano
4 - Camila Pedrosa - Clube Paulistano
5 - Heloísa de Barros - Clube Paulistano
5 - Raquel Fukakusa Lopes - Clube Paulistano
7 - Ana Regina Abla - Clube Paulistano
8 - Cristina Beer - Clube Paulistano
9 - Aniela Gryca - Clube Paulistano
10- Fernanda Palma - Clube Paulistano
11- Mariângela Correa (goleira) - Esporte Clube Pinheiros
12- Mariana Delboni Secches - Esporte Clube Pinheiros
13- Raquel Chiappini - Esporte Clube Pinheiros
14- Cynthia Machado - Esporte Clube Pinheiros
15- Camila Baccarin - Esporte Clube Pinheiros
17- Mariana Fleu - Esporte Clube Pinheirosry
18- Denise dos Santos - Esporte Clube Pinheiros
19- Daniela Raddi - Esporte Clube Pinheiros
20- Carolina Frederico* (goleira) - Clube Paineiras do Morumby
21- Mariana Roriz - Clube Paineiras do Morumby
22- Márcia Oliveira - Clube Paineiras do Morumby
23- Danusa da Silva - Clube Paineiras do Morumby
24- Viviane Costa - Clube Paineiras do Morumby
25- Priscila Almeida - Clube Paineiras do Morumby
26- Andrea Henriques - Clube Paineiras do Morumby
27- Flávia Fernandes - Clube Paineiras do Morumby
28- Clarissa Cassab Danna - Clube do Exército - Brasília
29- Adriana Esteves Nunes - Iate Clube de Brasília
30- Ana Maria Canut (?) - Iate Clube de Brasília
31- Rosária Cassab - Iate Clube de Brasília

* A jogadora pediu dispensa e está fora da equipe.

Índice | Anterior | Próxima

 Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.