Menu de navegação


Índice | Próxima

Conheça os integrantes da nova comissão técnica do Brasil
23h41 - 31/08/98

Agência JB
No Rio

José Cândido Sotto Maior - Candinho
A maior façanha do treinador Candinho, que trabalha atualmente na Portuguesa, foi obtida no exterior - classificou a Arábia Saudita para a Copa do Mundo de 94, nos Estados Unidos. José Cândido Sotto Maior nasceu em 18 de janeiro de 1945 em São Paulo, capital. É primo do tricampeão mundial de Fórmula 1, Nelson Piquet. Começou no futebol como zagueiro dos aspirantes do Palmeiras, em 60. Encerrou a carreira em 70, no Canadá.


Como treinador, trabalhou em mais de 15 clubes. Ganhou a Taça de Prata de 82, pelo Juventus (SP) e a Copa do Rei em 89, pelo El Helal. Foi vice brasileiro de 86, pela Portuguesa, e livrou no ano passado o Corinthians do rebaixamento à Série B do Brasileiro de 98.


Suzy de Fátima Fleury
A psicóloga Suzy de Fátima Fleury sabe que tem pela frente um difícil trabalho na comissão técnica da seleção brasileira. "É uma responsabilidade muito grande. Vamos lidar com jogadores de alta performance, que têm um nível de competição superior, e temos que identificar todos os fatores que possam prejudicar a harmonia no grupo. A briga de brilhos pode ser um deles", reconheceu.


A primeira mulher a integrar a comissão da seleção tem 39 anos, é pernambucana e especializou-se em inteligência emocional em 1995. Além disso, é pós-graduada em propaganda e marketing. Suzy conhece Wanderley Luxemburgo desde 93, quando trabalhou na comissão técnica do Palmeiras ao lado dele, voltando a encontrá-lo no Corinthians. Neste meio tempo trabalhou também no Santos e no Coritiba.


Clique aqui para ler mais sobre Suzy Fleury


Valdir Joaquim de Morais
Supervisor do Corinthians. É o grande conselheiro de Wanderley Luxemburgo. Começaram a trabalhar juntos no Palmeiras, quando ele treinava os goleiros da equipe, e o técnico só o chama de "seu Valdir".


Renato Lotufo
Foi levado para o Corinthians pelo próprio Wanderley Luxemburgo. É conceituado fisiologista e foi aluno de Turíbio Dias Leite, considerado o papa no assunto.


Joaquim Grava
Chegou ao Corinthians antes de Wanderley. É considerado atualmente o melhor cirurgião de joelho de São Paulo. Tem clientela ilustre e a mais recente paciente foi a loura Carla Perez, que teve problemas nos ligamentos. Wanderley admira a sua capacidade e objetividade.


Marcos Teixeira
Assistente de preparação física e sobrinho do presidente da CBF, Ricardo Teixeira. Trabalha pela primeira vez com Wanderley Luxemburgo. Estava na comissão técnica da Seleção Brasileira na Copa da França com o técnico Zagallo.


Antônio Mello
Preparador físico do Corinthians. Também já trabalhou com Wanderley na Arábia Saudita. Gosta de dar treinos com bola e acompanha o treinador desde o Santos. O técnico gosta do jeito com que se relaciona com os jogadores e da sua maneira de administrar os exercícios.


Oswaldo de Oliveira Filho
Assistente técnico de Wanderley e com passagens pelo futebol árabe. Dono de temperamento tranqüilo, é a pessoa, depois de Valdir, com quem mais o treinador conversa. Acompanha Wanderley desde o Santos. O treinador respeita os seus conhecimentos.


Paulo César Gusmão
Um dos mais conceituados profissionais na preparação de goleiros no Brasil. Trabalhou com Wanderley no Flamengo, no Santos e agora no Corinthians. O técnico confia no seu estilo.


José Luiz Runco
Casado, 43 anos, é especializado em Ortopedia e Traumatologia pela Faculdade de Medicina de Petrópolis. Trabalhou no Vasco (78/81), Botafogo (83/84) e Flamengo (81/82, 84/85 e 88/98).

Índice | Próxima




 Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.