Menu de navegação


Índice | Próxima

Lusa empata com Cruzeiro no Mineirão
17h27 - 26/08/98

Agência Folha
Em São Paulo

A Portuguesa empatou hoje com o Cruzeiro em 2 a 2, no estádio do Mineirão, e alcançou a quinta posição do Brasileiro-98, com dez pontos, ao lado de Palmeiras e Vitória, que jogam esta noite.
O Cruzeiro também chegou a dez pontos, mas já disputou oito partidas, uma a mais que seus concorrentes.

O jogo começou aberto, com as duas equipes buscando o gol. A Lusa tinha maior posse de bola, mas não conseguia transformar sua superioridade em chances de gol, enquanto o Cruzeiro explorava os contra-ataques.

Em um deles, surgiu o primeiro gol cruzeirense. O atacante Fábio Júnior recebeu livre, em velocidade, driblou o goleiro Fabiano e sofreu pênalti. O meia Valdo cobrou e fez 1 a 0 para o time mineiro.

O gol do Cruzeiro não abateu os jogadores da Portuguesa, que continuaram atacando e tendo o domínio territorial da partida.
Dida salvou a equipe mineira duas vezes. Aos 21min, Leandro chutou forte de fora da área e o goleiro espalmou para escanteio. Um minuto depois, novamente Leandro desperdiçou, depois de assistência do centroavante Evair.

Pressionado, o Cruzeiro continuava contra-atacando. Aos 43min, Ricardinho lançou Muller. O atacante, livre, recebeu a bola na intermediária, mas o goleiro Fabiano saiu da área e evitou o segundo gol do Cruzeiro, dando um carrinho fantástico na bola.

Aos 45min, a Lusa empatou. Carlinhos tocou para Evair, que, de primeira, colocou Leandro cara a cara com Dida. O atacante teve tranquilidade e bateu cruzado, sem chances para o goleiro mineiro. Foi o quinto gol de Leandro, artilheiro da Portuguesa no Campeonato Brasileiro.

No segundo tempo, o ritmo da partida diminuiu. A primeira boa chance de gol para o Cruzeiro aconteceu aos 9min, mais uma vez com Fábio Júnior, o melhor do Cruzeiro no jogo. Depois de escanteio, o atacante, na pequena área, chutou prensado com o volante Carlinhos. A bola ia entrando no canto direito quando Fabiano espalmou para fora.

Aos 19min, o time do Canindé virou o jogo. Augusto cobrou rápido uma falta na lateral-esquerda, lançando Evair, que matou a bola e chutou forte, no canto esquerdo de Dida. Os cruzeirenses reclamaram de impedimento, mas o zagueiro Wilson Gottardo dava condições a Evair.
O técnico Candinho, no momento da falta, gritou para que Augusto cobrasse rápido. "Vi que os zagueiros do Cruzeiro estavam utilizando a linha do impedimento, para nos deixar em posição irregular. Mas o Evair soube se colocar bem e fez o gol”, explicou o treinador da Lusa.

Só no primeiro tempo, os atacantes da Lusa ficaram dez vezes em impedimento.

Depois da virada, o Cruzeiro pressionou e, aos 24min, empatou o jogo. Gustavo cobrou falta pela direita, e o zagueiro Marcelo, ex-Corinthians, escorou de cabeça. Fabiano ainda saltou, mas não conseguiu evitar o gol de empate.

A partir daí, o Cruzeiro, incentivado pelos pouco mais de 5.000 torcedores que foram ao Mineirão, pressionou, mas não conseguiu o gol da vitória. A melhor chance dos mineiros aconteceu aos 30min, quando Fábio Júnior chutou em cima de Fabiano.

CRUZEIRO
Dida; Gustavo (Ronaldo), Marcelo Paulista, Gottardo e Gilberto; Valdir, Ricardinho, Djair (Caio) e Valdo; Muller e Fábio Júnior
Técnico - Levir Culpi

PORTUGUESA
Fabiano; Alexandre Chagas, Émerson, César e Augusto (Cássio); Simão, Carlinhos, Alexandre (Ricardo Lopes) e Evandro; Leandro (Da Silva) e Evair
Técnico - Candinho

Local - estádio do Mineirão, em Belo Horizonte
Juiz - Luciano Augusto Almeida (DF)
Renda - R$ 45.050,50
Público - 5.797 pagantes
Cartões amarelos - Evair, César, Carlinhos e Augusto (P); Gustavo e Ronaldo (C)
Gols - Valdo (C), aos 7min, Leandro (P), ao 44min do primeiro tempo; Evair (P), aos 19min, e Marcelo (C), aos 24min do segundo tempo

Índice | Próxima




 Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.