Menu de navegação


Índice | Próxima

De virada, Paraná bate Santos na Vila Belmiro
19h00 - 24/10/98

Agência Folha
Em Santos

O Santos perdeu uma invencibilidade de sete meses e meio na Vila Belmiro ao ser derrotado na tarde deste sábado por 2 a 1, de virada, pelo Paraná Clube.

A última derrota santista em casa tinha acontecido em 7 de março deste ano, quando a equipe perdeu por 3 a 2 para o São Paulo, na estréia do Campeonato Paulista.

Pelo Campeonato Brasileiro, o Santos não conseguiu vencer nenhuma das três equipes paranaenses -contra Atlético e Coritiba, empatou, em ambos os jogos por 1 a 1.

O técnico Emerson Leão e a comissão técnica do Santos correram em direção ao juiz pernambucano Wilson de Souza Mendonça, ao final da partida, reclamando da arbitragem. O árbitro deixou o gramado escoltado por cinco policiais militares.

O time do Santos entrou em campo carregando a taça de campeão da Copa Conmebol, mas sem o goleiro Zetti, liberado do jogo devido a problemas familiares.

O jogador, que no último final de semana perdeu o pai, teve o filho hospitalizado ontem. No lugar dele, atuou Fernando Leão, sobrinho do treinador santista, que normalmente se reveza no banco com o ex-júnior Nando.

O Paraná começou o jogo acuado pelo Santos. Logo aos 2min, o estreante Robson Luiz, contratado por empréstimo do Bahia, se livrou de dois zagueiros, chutou forte no canto direito, mas o goleiro Marcelo defendeu.

A pressão santista se manteve até os 14min, quando a equipe marcou o primeiro gol, após falta na entrada da área sofrida por Robson Luiz. Ânderson bateu, encobrindo a barreira. A bola entrou no canto esquerdo.

A jogada é exaustivamente ensaiada nos treinos pelo técnico Leão. Ele posiciona quatro jogadores junto da barreira, para tirar a bola do ângulo de visão do goleiro. "Só vi a bola na hora em que ela já estava chegando", disse Marcelo.

Após o gol, o Santos diminuiu o ritmo. Mesmo assim, perdeu grande chance de ampliar o placar, aos 29min. Alessandro superou Wilson e Reginaldo Vital na velocidade, bateu de pé direito, mas a bola saiu à esquerda do gol.

No final da primeira etapa, o goleiro Fernando Leão salvou o Santos do empate duas vezes. Na primeira, aos 40min, ele evitou com o pé que Reginaldo Vital empatasse, de dentro da área. Aos 45min, espalmou para fora um chute forte de Emerson.

No segundo tempo, antes que o Santos conseguisse se articular para ampliar o placar, o Paraná virou o jogo, marcando dois gols em três minutos.

Aos 10min, o meia Cairo ergueu a bola na área do Santos, Jean falhou, e o atacante Raudinei desviou no canto direito do goleiro Fernando.

A virada paranaense aconteceu aos 13min, em cobrança de falta de Cairo. O meia acertou um chute de pé direito no ângulo esquerdo do gol santista.

Em desvantagem, o técnico Leão modificou a equipe. Alessandro e Eduardo Marques deram lugar a Adiel e ao japonês Maezono, respectivamente. Antes, o lateral Ânderson, machucado, já havia sido substituído por Sandro.

As alterações não deram resultado. No desespero para obter o empate, o time atuava desordenado, esbarrando no bloqueio defensivo do Paraná.

Preso na marcação da zaga adversária, o atacante Viola, vice-artilheiro do Brasileiro com 16 gols, não conseguia produzir jogadas de gol.

Aos 37min, o Santos teve sua última grande oportunidade de empatar, quando Claudiomiro, de bicicleta, acertou o travessão do goleiro Marcelo.

SANTOS
Fernando, Ânderson (Sandro), Jean, Claudiomiro e Athirson; Marcos Basílio, Narciso, Eduardo Marques (Maezono) e Robson Luiz; Alessandro (Adiel) e Viola
Técnico: Emerson Leão

PARANÁ
Marcelo, Wilson, Pedro Luís, Milton e Gil Baiano; Fernando, Reginaldo Vital, Emerson e Cairo (Tico); Fernando Diniz e Raudinei
Técnico: Márcio Araújo

Local: estádio da Vila Belmiro, em Santos (SP)
Juiz: Wilson de Souza Mendonça (PE)
Renda: não divulgada
Público: 8.673 pagantes
Cartões amarelos: Fernando, Emerson, Milton, Raudinei, Gil Baiano (P); Alessandro, Narciso e Adiel (S)
Gols: Ânderson, aos 14min do primeiro tempo; Raudinei, aos 10min, e Cairo, aos 13min do segundo tempo

Leia também

Chuvas marcam atuações do Santos na Vila Belmiro

Índice | Próxima




 Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.