Menu de navegação


Índice | Próxima

Flamengo enfrenta Santos no domingo sem divulgar tática
21h31 - 18/09/98

Agência JB
Em São Paulo

O Flamengo fez dois jogos sob o comando de Evaristo de Macedo, ganhou os dois, mas adotou formações táticas diferentes. Domingo, na Vila Belmiro, enfrenta o Santos e o treinador se vale de sua própria dúvida para tentar confundir o técnico adversário, Leão, evitando definir a equipe com o tradicional esquema 4-4-2, usado na vitória de 2 a 1 sobre o Goiás, na terça-feira, ou com a formação à européia, com Ricardo Rocha de líbero e mais dois zagueiros, testada nos 3 a 2 sobre o Cerro Porteño, na quinta-feira.


Evaristo acha que as duas escalações são eficazes, dependendo do adversário. "Quem manda na casa é o dono da casa. Por isso, no Rio, minha preferência é por um time com uma postura mais ofensiva. Mas, no campo do adversário, dependendo das circunstâncias, vamos jogar mais fechados", explica o técnico, que acha importante conseguir pelo menos um ponto em Santos.


De qualquer forma, o treino deste sábado será importante para definir quem tem condições de jogo. Evaristo ainda não sabe se poderá contar com o cabeça-de-área Marcos Assunção, com dores no joelho direito, que não pôde terminar a partida contra o Cerro Porteño, na quinta-feira, e foi substituído por William. Leandro, que não jogou contra o time paraguaio, seguiu hoje para São Paulo para se integrar à delegação. Se não sentir mais a inflamação no joelho, tem lugar garantido.


Se Leandro e Marcos Assunção puderem jogar, sobra uma vaga no meio-campo - Beto, que atua mais avançado, tem lugar garantido. A disputa fica entre Fabiano, no caso de Evaristo querer manter o esquema de três zagueiros, e Jamir (ou William), se for adotada a opção, mais provável, de o Flamengo voltar ao 4-4-2. "Nós vencemos o Cerro jogando com um líbero, mas se perdêssemos? Iam dizer que a culpa foi do esquema", comenta Evaristo.


O treinador, aliás, tem se mostrado satisfeito com o desempenho do time sob seu comando. Nem poderia ser diferente, pois o Flamengo venceu dois jogos seguidos após um jejum de nove partidas sem vitória. "Contra o Cerro entramos em campo apenas 48 horas depois de enfrentar o Goiás. E, apesar do desgaste, conseguimos uma boa vitória", comentou Evaristo, que não quer estabelecer prioridade entre o Campeonato Brasileiro e a Copa Mercosul.


Em Santos, o técnico Leão recomendou cautela aos seus jogadores, lembrando que o Flamengo encontra-se numa fase de recuperação e motivado pela chegada de Evaristo. O vice-líder Santos ainda não perdeu na Vila Belmiro neste Campeonato Brasileiro.

Índice | Próxima




 Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.