Menu de navegação

Índice | Anterior | Próxima

Japonês estréia no Santos e vira destaque
22h46 - 16/05/99

Agência Folha
Em Santos

O volante japonês Tomo Sugawara, 22, estreou neste domingo no Santos e acabou se transformando no destaque do time.

Ele entrou no intervalo com a responsabilidade de marcar o meia Luiz Mário e depois o atacante Jackson. Anulados pelo volante japonês, os dois foram substituídos.

A disposição e o estilo voluntarioso fizeram o jogador cair nas graças da torcida, que gritava a cada lance disputado pelo volante.

Para o técnico Emerson Leão, que o revelou quando dirigia o Verdy Kawasaki, do Japão, Sugawara "deu um banho de bola".

"Não é porque é japonês que não sabe jogar futebol. Ele resolveu o nosso problema -marcou, bateu de fora da área e ganhou todas as bolas. Teve um aproveitamento de 100%", afirmou Leão.

No ano passado, o Santos teve outro japonês, o meia Maezono, que se transferiu para o Goiás.

Além de ter sido o melhor jogador santista hoje, Sugawara assumiu a condição de capitão do time quando Jorginho foi substituído. Ao sair, Jorginho atirou a braçadeira de capitão na direção do japonês, para que ele a entregasse a Narciso.

"Era para o Narciso, mas ele estava muito longe, e eu tinha de me concentrar no jogo. Aí, coloquei no braço", afirmou Sugawara, que já fala português, com dificuldades.

"Suga", como é chamado pelos companheiros, é dono do próprio passe, e, antes do Santos, atuou somente no Verdy -oito anos como amador e quatro como profissional. Ele chegou ao Santos em 8 de janeiro. Desde então, havia jogado somente pela equipe de aspirantes.

Devido à atuação deste domingo, Sugawara vive agora a expectativa de ser mantido na equipe no clássico do próximo final de semana contra o Corinthians. Ele diz conhecer bem o atacante Edílson.

"Lá no Japão, joguei contra o Edílson. Ele é muito rápido e perigoso. Tem de se chegar junto nele", afirmou.

Índice | Anterior | Próxima

 Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.