Menu de navegação


Índice | Anterior | Próxima

Novo técnico privilegia versatilidade na seleção
19h18 - 04/09/98

Agência Folha
No Rio de Janeiro

O novo técnico da seleção brasileira, Wanderley Luxemburgo, apagou os últimos resquícios da "Era Zagallo’’ ao convocar os jogadores mais versáteis, que vão enfrentar a Iugoslávia no dia 23, em São Luís, no amistoso que marcará a estréia da nova comissão técnica.

Da lista de 22 convocados, Luxemburgo chamou apenas quatros jogadores que conquistaram o vice-campeonato na Copa do Mundo da França, em julho: Denílson, do Betis; Rivaldo, do Barcelona; Emerson, do Bayern Leverkusen; e Cafu, da Roma. Todos "estrangeiros’’.

"Este é o grupo que eu queria. O único que pensei em poupar foi o Ronaldo. Como ele está apenas treinando na Inter de Milão, acho que seria expô-lo a uma lesão desnecessária’’, disse Luxemburgo.

O lateral-esquerdo Roberto Carlos, do Real Madrid, e os goleiro Carlos Germano, do Vasco, e Dida, do Cruzeiro, que foram à Copa e estavam cotados para permanecer no grupo, ficaram de fora.

Onze jogadores convocados pelo novo treinador nunca vestiram a camisa da seleção brasileira: André, do Internacional; Felipe, Odvan e Pedrinho, do Vasco; Cris e Vampeta, do Corinthians, Alex e Rogério, do Palmeiras; Alexandre e Rogério, do São Paulo; e Fábio Júnior, do Cruzeiro.

Luxemburgo também decidiu prestigiar os jogadores que atuam no país. Dos 22 atletas convocados, 17 jogadores jogam em clubes brasileiros. Do grupo que participou da Copa, nove jogadores atuavam no país.

Apesar de ter afastado a maioria dos atletas escolhido por Zagallo para disputar a Copa, os quatro jogadores que "sobreviveram’’ ao vice-campeonato estão garantidos no time titular no amistoso. Embora tenha mantido sigilo em relação à formação da equipe, Luxemburgo adiantou que todos os jogadores que atuam no exterior serão titulares contra a Iugoslávia.
Com isso, além dos "sobreviventes’’ da Copa, o zagueiro Antônio Carlos, da Roma, vai enfrentar a Iugoslávia como titular.

Na convocação de hoje, Luxemburgo também começou a preparar a base da seleção pré-olímpica, um das prioridades da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Sete jogadores com idade para disputar o torneio pré-olímpico, que deverá ser disputado em janeiro do ano 2000, no Brasil, foram chamados: Denílson, Fábio Júnior, Alexandre, Alex, Cris, Felipe e Pedrinho.

Versatilidade

O estilo de jogo da seleção também será alterado. Luxemburgo disse que a versatilidade dos jogadores foi o critério principal para a sua convocação.

"Acho que a versatilidade é o ponto principal no atleta. Quero ter a possibilidade de mudar o esquema tático do time, sem mudar os jogadores. Busquei isso nesta convocação’’, disse o treinador. Luxemburgo citou como exemplo que convocou dois volantes que podem ser improvisados na lateral-direita - Vampeta e Rogério.

Com a convocação de jogadores "mais participativos’’, Luxemburgo acabou com a era dos atacantes fixos - caso de Romário - e volantes defensivistas - como Dunga -, uma das caraterísticas dos times armados por Zagallo na seleção brasileira.

Os nomes dos integrantes da comissão técnica que vão trabalhar no amistoso só serão definidos na próxima semana. Nem todos os 16 integrantes da "macrocomissão” montada por Luxemburgo vão a São Luís.

Índice | Anterior | Próxima




 Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.