Menu de navegação


Índice | Anterior

Edmundo alimenta sonho de Fiorentina campeã
18h55 - 14/12/98

Associated Press
Em Roma

Os sonhos de campeão do Fiorentina estão sendo alimentados pela potência goleadora de Gabriel Batistuta e a classe de um Edmundo inspirado, que está ofuscando até o sucesso de Ronaldinho, que desde a Copa do Mundo anda às voltas com vários problemas que o impedem de mostrar seu melhor futebol. A classe de Edmundo parece ser o ingrediente que faltava ao Fiorentina para lutar pelo título. A cada domingo, é como se Edmundo estivesse pondo a equipe no ombro para mantê-la no primeiro lugar da liga italiana.


Edmundo voltou a marcar presença e fazer a diferença ontem, quando fez o passe de bandeja para Batistuta marcar, de cabeça, o gol da vitória do Fiorentina - 1 a 0 - sobre o Juventus, o campeão de três das últimas quatro temporadas. Foi o 13° gol de Batistuta em 13 partidas e uma nova mostra do bom entendimento entre o argentino e o brasileiro.


O técnico Giovanni Trapattoni disse que "Edmundo é como uma mulher fascinante, a qual conquistar é estimulante, mas logo o conquistador tem que recorrer a broncas para acalmar". Trapattoni conseguiu "domar" Edmundo, jogador temperamental que não se cala diante de nada e está habituado a ter desentendimentos até com seus próprios companheiros. Invariavelmente protesta teatralmente contra as faltas que sofre e por pouco não deixou o Fiorentina, alegando que não era escalado e quando entrava em campo os companheitros não lhe passavam a bola.


O brasileiro encontrou seu lugar num Fiorentina no qual o quarteto que forma com Batistuta, o brasileiro Luiz Oliveira e o português Rui Costa é o maior destaque. Embora Batistuta tenha definido o jogo diante do Juventus, Edmundo voltou a ser considerado a chave da vitória, que levou ao delírio 45.000 torcedores que compareceram ao estádio Artemio Franchi, em Florença. O Corriere dello Sport disse hoje que "Edmundo é o fogo que entusiasma toda Florença, particularmente quando parece "ausentar-se" do jogo e reaparece com a autoridade de grande protagonista. Como ocorreu nas duas ocasiões claras de gol que teve no domingo".


O Fiorentina ganhou sete jogos em seu estádio, o que lhe permite igualar uma marca fixada há 49 anos, e lidera o campeonato com 28 pontos, contra 24 do segundo colocado, o Milan. Levando em conta a segunda metade da temporada passada, o Fiorentina é a equipe que mais rendeu no ano, com 65 pontos em 34 partidss, contra 63 do Juventus, o último campeão. Mais atrás estão Inter (60), Roma (59) e Lazio e Parma (55).


O comentarista del Corriere della Sera Giorgio Tossatti opina que Edmundo foi, "longe, o melhor da equipe que lidera o campeonato: em todos os jogos teve a iniciativa e foi o perigo constante na retaguarda piamontesa". Acrescenta que "Edmundo é o rebelde que obteve mais aplausos do cenário toscano porque foi o mais perigoso do time, considerado a representação do poder no futebol (italiano), aparecendo fulgurante nos momentos cruciais".


O diário milanês ressalta que "o atacante brasileiro "trastornou " seu marcador, o uruguaio Paolo Montero, a quem obrigou a se sacrificar e receber dois cartões amarelos que decretaram sua expulsão diante de um atacante que parecia imparável". Edmundo, de 29 anos, faz sua segunda temporada no Fiorentina. Disputou 20 jogos e fez 8 gols. Neste campeonato está demonstrando todo seu talento.


A Gazzetta dello Sport o considera "a única ponta de espetáculo num jogo não precisamente brilhante. Acendeu com intermitência a chama do bom futebol e quando acertou a jogada justa, inflamou o


estádio". No próximo domingo, quando no último jogo do ano o Fiorentina visitar o Perugia pela 14ª rodada, Edmundo será o grande ausente já que será suspenso por um jogo por estar com duas advertências.

Veja como está a classificação do Campeonato Italiano.

Índice | Anterior




 Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.