16/03/2004 - 16h42
Com serviço de localização, Nextel vê trunfo na disputa com celulares
Taís Fuoco | Valor Online
SÃO PAULO - A Nextel do Brasil acredita que terá uma vantagem na disputa de mercado que trava com as operadoras móveis ao lançar o primeiro aparelho com recurso de localização (GPS, da sigla em inglês) embutido. A forma de cobrança do serviço é outro diferencial que a companhia afirma dispor em relação à concorrência.
De acordo com Ubiratan Fernandes Valade, vice-presidente comercial da companhia, "o serviço nos coloca numa posição de singularidade no mercado". O serviço de localização Mapas & Rotas, como foi batizado, permite que o usuário se localize, consulte mapas e trace rotas para qualquer endereço dentro da área de cobertura da Nextel.
Um mapa digital é mostrado na tela colorida do aparelho, que ainda conta com instruções via voz para orientar o usuário.
O serviço só está disponível, por enquanto, através do aparelho i730, produzido pela Motorola na fábrica de Jaguariúna (SP). Até o final do ano, entretanto, a Nextel pretende colocar no mercado brasileiro mais dois modelos equipados com o recurso.
Segundo Valade, as outras opções disponíveis no mercado dependem da compra de um módulo GPS, de uma licença de uso e da instalação de um software de localização, além da cobrança, nas operadoras de celular, ser feita por minuto ou Kilobyte trafegado. No caso da Nextel, a tarifa é fixa, de R$ 9,90 mensais, independentemente do número de consultas ao Mapas & Rotas.
O serviço está disponível nas cidades de São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba. Até o final deste mês ele chega também ao litoral paulista e, em seguida, a Brasília e São José dos Campos.
A Nextel pertence à NII Holdings, que deixou o Capítulo 11 da Lei de Concordata americana em novembro de 2002. Em 2003, ela manteve a mesma base de clientes no país -- de 400 mil usuários --, mas espera crescimento no número este ano. Segundo Valade, no entanto, a companhia, que só atende ao mercado empresarial, não faz previsões sobre o desempenho. Instalada no país desde 1997, a Nextel afirma já ter investido R$ 4 bilhões no Brasil desde aquele ano.
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