Publicidade

 






 
13/12/2001

Opep faz reunião caso não-membros do cartel falhem em acordo



LONDRES (Reuters) - Os ministros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) concordaram, em um primeiro momento, em fazer uma renião de emergência no Cairo, no próximo dia 28, se os produdores de óleo fora do cartel não atenderem ao pedido de corte na produção da commodity.

O encontro será para definir níveis de produção a partir de 1 de janeiro, se os países não-membros do cartel falharem na redução da oferta em 500 mil barris por dia (bpd).

Na última reunião de cúpula da Opep, em novembro, ficou decidida uma redução em 1,5 milhão de bpd no começo do ano, condicinada ao corte pelos produtores independentes.

"Todos os ministros concordaram a princípio com o encontro dia 28 no Cairo, mas apenas se os países não-membros da Opep não cumprirem as condições", disse uma fonte da Opep.

Um dia antes, a realização do encontro havia sido sinalizada por um representante do Kweit, enquanto uma autoridade da Venezuela havia negado a intenção do evento.

Depois de uma ligeira alta das cotações na véspera, às 12h17 (horário de Brasília), o contrato futuro de petróleo para janeiro do tipo Brent --referência do segmento em Londres-- recuava 0,23 dólares, para 17,97 dólares o barril.

Em Nova York, o vencimento do óleo bruto para janeiro --outro referencial do mercado-- cedia 0,38 dólar, para 18,03 dólares o barril


Veja índice de notícias

Mande esta notícia por email
23/03/2004
21h59
Funcionários do INSS fazem greve por 48 horas
21h51
EUA podem voltar à Organização Internacional do Café, diz Powell
21h38
Vasp acusa Varig, TAM e Gol de prejudicar setor aéreo com os "corujões"
21h34
Para TAM, associação com Varig pode evitar crise
21h31
Governo dos EUA pede à zona do euro que tente acelerar crescimento
20h39
Montadoras negociam com governo redução de PIS/Cofins
20h33
Euro avança lentamente em meio a preocupações internacionais (US$ 1,2338)
20h13
Paralisação e filas continuam no 5º dia de protestos no porto de Paranaguá
20h09
Ministérios vão trabalhar juntos em projetos de energia
20h06
Acordo deverá agilizar licenciamento ambiental para obras do setor elétrico


Reuters Limited - todos os direitos reservados. O conteúdo Reuters é de propriedade intelectual da Reuters Limited. Qualquer cópia, republicação ou redistribuição do Conteúdo Reuters, inclusive por armazenamento rápido, enquadramento ou outros meios semelhantes, estão expressamente proibidas sem o consentimento prévio por escrito da Reuters. A Reuters não será responsável por quaisquer erros ou atrasos no Conteúdo, ou por quaisquer medidas tomadas na ocorrência fos fatos ora descritos.