Publicidade

 






 
13/12/2001

De la Rúa reúne-se com Menem em busca de apoio



BUENOS AIRES (Reuters) - O presidente argentino, Fernando de la Rúa, estava reunido nesta quinta-feira com o ex-presidente peronista Carlos Menem, na esperança de ganhar apoio político para seu debilitado governo em meio a uma greve geral contra as recentes restrições bancárias.

De la Rúa e Menem se encontram após fazerem acusações mútuas nos últimos dias sobre quem é responsável pela crítica situação econômica do país. Mas o governo precisa obter com urgência respaldo da oposição para a aprovação do Orçamento 2002 no Congresso.

"Recebo o doutor Menem, que é presidente do Partido Justicialista (peronista), e tem uma grande importância porque é parte do diálogo no qual expomos a difícil situação financiera do país e a necessidade de atuar com unidade", disse De la Rúa a jornalistas, pouco antes do encontro.

O governo precisa assegurar que o peronismo -- que controla o Congresso-- não detenha a sanção do projeto de orçamento para 2002, que inclui fortes cortes nos gastos públicos e é uma exigência do Fundo Monetário Internacional (FMI) para desembolsar ajuda financeira para o país.

"Assim como hoje recebo o doutor Menem, já falamos com as autoridades parlamentares do justicialismo, com os governadores de todos os setores. E, segundo me informou o chefe de Gabinete, amanhã receberei também o doutor Duhalde," líder de uma facção do peronismo, acrescentou De la Rúa.

De la Rúa disse ainda não entender as razões da greve geral que os três principais sindicatos trabalhistas fazem no país. O presidente disse que as medidas foram "imprescindíveis". "Há... uma greve cujos motivos não estão claros. Parece que se vinculam com as medidas bancárias. Todos sabem que elas foram imprescindíveis diante do pânico e a corrida bancária", disse o presidente a jornalistas.


Veja índice de notícias

Mande esta notícia por email
23/03/2004
21h59
Funcionários do INSS fazem greve por 48 horas
21h51
EUA podem voltar à Organização Internacional do Café, diz Powell
21h38
Vasp acusa Varig, TAM e Gol de prejudicar setor aéreo com os "corujões"
21h34
Para TAM, associação com Varig pode evitar crise
21h31
Governo dos EUA pede à zona do euro que tente acelerar crescimento
20h39
Montadoras negociam com governo redução de PIS/Cofins
20h33
Euro avança lentamente em meio a preocupações internacionais (US$ 1,2338)
20h13
Paralisação e filas continuam no 5º dia de protestos no porto de Paranaguá
20h09
Ministérios vão trabalhar juntos em projetos de energia
20h06
Acordo deverá agilizar licenciamento ambiental para obras do setor elétrico


Reuters Limited - todos os direitos reservados. O conteúdo Reuters é de propriedade intelectual da Reuters Limited. Qualquer cópia, republicação ou redistribuição do Conteúdo Reuters, inclusive por armazenamento rápido, enquadramento ou outros meios semelhantes, estão expressamente proibidas sem o consentimento prévio por escrito da Reuters. A Reuters não será responsável por quaisquer erros ou atrasos no Conteúdo, ou por quaisquer medidas tomadas na ocorrência fos fatos ora descritos.