Publicidade


Últimas notícias



Índice
iG compra site de hospedagem hpG para ser 2o.em audiência
31/07/2001 12h45



SÃO PAULO (Reuters) - O Internet Group do Brasil, iG, anunciou nesta terça-feira a aquisição de 100% do capital do hpG, site de hospedagem gratuita de páginas da rede mundial. O valor do negócio não foi divulgado, mas será pago ao longo de três anos.

O contrato prevê que os criadores do hpG consigam manter o desempenho do site, terceiro em audiência na Internet brasileira, pelos próximos 12 meses. O diretor-superintendente do iG, Roberto Simões, admitiu que possa haver alguma demissão entre os 29 funcionários do hpG.

"Será muito pouca coisa", disse Simões à Reuters. "Na tecnologia do hpG, o pessoal que desenvolveu o sucesso que ele é, não se mexe absolutamente nada", afirmou.

O iG e os cinco sócios do hpG, que são donos da holding de investimentos WebForce Networks, têm planos de criar uma empresa de serviços pagos de Internet.

"Vamos abrir uma empresa com eles, temos várias idéias, mas ainda não quero antecipá-las", afirmou Simões. A informação foi confirmada por um dos sócios da WebForce, Caio Mário Paes de Andrade.

Segundo Andrade, um estreitamento de idéias -- além do valor da oferta -- levou os sócios a fechar a venda do hpG com o iG. O processo de venda do hpG foi aberto no início do ano, com assessoria do banco PNB Paribas. O iG esteve na fase inicial do processo, mas depois se retirou.

"Conversamos com todos", afirmou Andrade à Reuters. O portal das Organizações Globo, Globo.com, esteve entre os cotados para a aquisição.

A audiência que o hpG conseguiu arrebanhar em apenas um ano e meio de existência era o grande apelo para os portais que buscam se aproximar da liderança do Universo Online (UOL). O hpG conta com 540 mil sites hospedados.

Depois de ter realizado uma reestruturação, o iG voltou em maio à disputa pelo hpG e concluiu a transação. Com o hpG, o iG espera assumir a segunda posição em audiência, chegando a 57% dos internautas brasileiros, de acordo com dados do Ibope eRatings. O iG é também o maior provedor de acesso gratuito do país.

Segundo Simões, a empresa estava pronta para a aquisição do hpG depois de ter conseguido o equilíbrio financeiro ("breakeven") em maio e junho. A Price Waterhouse está auditando os resultados do iG, que serão divulgados apenas no final do ano.

O hpG conseguiu "breakevens" em novembro de 2000 e fevereiro deste ano. A expectativa dos sócios, antes da venda, era de alcançar o equilíbrio financeiro permanente no final deste ano. O hpG vai se tornar agora uma subsidiária da holding iG, idependente e com marca própria.


 
Comente esta notícia nos Grupos de Discussão UOL


Índice





Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.