Publicidade

 





 
23/03/2004

Brasil pedirá flexibilidade ao BID na reunião da próxima semana

Brasília, 23 mar (EFE).- O Brasil proporá na Assembléia do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que será realizada em Lima na próxima semana que a entidade não inclua como despesas no cálculo do superávit primário os investimentos em projetos sociais e de infra-estrutura.

O ministro do Planejamento, Guido Mantega, disse que o governo quer que os empréstimos concedidos pelo BID para a realização de obras sociais e de infra-estrutura, entre outros, não sejam qualificados simplesmente como despesas.

"Vou levar à reunião anual de Lima a proposta de que os empréstimos do Banco não sejam incluídos na conta de superávit primário", disse Mantega em encontro com correspondentes estrangeiros.

Essa proposta foi apresentada ao Fundo Monetário Internacional (FMI) e também será levada ao Banco Mundial.

Mantega disse que espera que os organismos multilaterais não se oponham a essa iniciativa.

O ministro afirmou que o Brasil também espera que as outras nações latino-americanos unam suas "forças" para que exista "uma coordenação para que todos os países possam se beneficiar" com essa proposta.

Representantes do governo brasileiro fizeram contatos nos últimos dias no resto da região para unificar os critérios sobre essa proposta de flexibilização das normas contábeis dos organismos financeiros.

De acordo com Mantega, o presidente da Argentina, Néstor Kirchner, prometeu o apoio de Buenos Aires a essa proposta, que defendeu com o governante do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, em reunião no Rio de Janeiro, na semana passada.

O ministro afirmou que, nos últimos anos, os investimentos em projetos de infra-estrutura na América Latina foram pequenos, uma situação que prejudica o desenvolvimento da região e que foi admitida inclusive pelo FMI.

Mantega disse que "os países que crescem com investimentos em infra-estrutura alcançam um equilíbrio macroeconômico muito bom".

"Já conversei com o presidente do BID (o uruguaio Enrique Iglesias), que vê com simpatia a proposta", assegurou Mantega.

A sugestão do Brasil será uma das várias propostas a serem discutidas na 45ª Assembléia de Governadores do Banco Interamericano de Desenvolvimento, que será realizada entre os dias 29 e 31 de março em Lima.

Veja índice de notícias

Mande esta notícia por email
23/03/2004
21h59
Funcionários do INSS fazem greve por 48 horas
21h51
EUA podem voltar à Organização Internacional do Café, diz Powell
21h38
Vasp acusa Varig, TAM e Gol de prejudicar setor aéreo com os "corujões"
21h34
Para TAM, associação com Varig pode evitar crise
21h31
Governo dos EUA pede à zona do euro que tente acelerar crescimento
20h39
Montadoras negociam com governo redução de PIS/Cofins
20h33
Euro avança lentamente em meio a preocupações internacionais (US$ 1,2338)
20h13
Paralisação e filas continuam no 5º dia de protestos no porto de Paranaguá
20h09
Ministérios vão trabalhar juntos em projetos de energia
20h06
Acordo deverá agilizar licenciamento ambiental para obras do setor elétrico

"© Agencia Efe". Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agencia Efe.