Publicidade

 






 
28/02/2003

Zona Franca completa 36 anos e tenta sobreviver com novo pólo




Orlando Farias


MANAUS - A Zona Franca de Manaus completou hoje 36 anos de atividade temendo menos o futuro próximo que aponta para o fim do paraíso fiscal em 2013, conforme prevê a Constituição Federal, do que temia antes. A esperança atende pelo nome de produtos industrializados da própria floresta amazônica, a partir da inversão do modelo incentivado.

Isso poderá ser possível a partir da criação do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) projetado há quatro anos pelo governo federal e que só agora começa a dar os primeiros passos. Os produtos a serem industrializados ainda estão sendo estudados em sua viabilidade econômica no CBA, mas o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio já procura captar investimentos para o novo modelo.

Em visita a Manaus nos dois últimos dias, o ministro do Desenvolvimento, Luís Fernando Furlan, garantiu que o governo federal pretende buscar os recursos para o novo projeto junto ao Bird. "O banco biogenético da Amazônia é o grande futuro desta região", lembrou o ministro.

Segundo a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), os produtos que estão mais próximos de serem industrializados apontam para os fármacos e os cosméticos. Na verdade, diz a assessora da Suframa, Auxiliadora Tupinambá, "esses dois pólos já existem e precisam ser ampliados". De fato, em qualquer drogaria e muitas lojas da cidade, é possível encontrar remédios fitoterápicos fabricados sob receituário indígena de várias empresas locais.

Faturando atualmente US$ 10 bilhões/ano, o modelo criado em 1967 em pleno regime militar para ocupar o vazio demográfico na Amazônia e que emprega hoje 56 mil operários, abriu os olhos há poucos anos de que talvez sua perenidade industrial pudesse residir nas exportações.





Veja índice de notícias

Mande esta notícia por email
23/03/2004
21h59
Funcionários do INSS fazem greve por 48 horas
21h51
EUA podem voltar à Organização Internacional do Café, diz Powell
21h38
Vasp acusa Varig, TAM e Gol de prejudicar setor aéreo com os "corujões"
21h34
Para TAM, associação com Varig pode evitar crise
21h31
Governo dos EUA pede à zona do euro que tente acelerar crescimento
20h39
Montadoras negociam com governo redução de PIS/Cofins
20h33
Euro avança lentamente em meio a preocupações internacionais (US$ 1,2338)
20h13
Paralisação e filas continuam no 5º dia de protestos no porto de Paranaguá
20h09
Ministérios vão trabalhar juntos em projetos de energia
20h06
Acordo deverá agilizar licenciamento ambiental para obras do setor elétrico


Copyright © 2002 - Agência JB